27/03/2024
HomeNotíciasPrograma Zera Fila da Saúde reagenda exames e atende pacientes em mutirões

Programa Zera Fila da Saúde reagenda exames e atende pacientes em mutirões

O programa Zera Fila, que tem objetivo de reavaliar o agendamento de exames, consultas e ou cirurgias, tem resultado em mutirões para atender à demanda gerada. Dezenas de pessoas que participaram do programa já foram submetidas a exames e consultas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. “O Zera Fila tem mostrado resultado positivo, pois a avaliação individual nos permite encaminhar de maneira mais eficaz o atendimento dos pacientes que aderiram ao programa e foram até a Unidade Básica de Saúde”, observou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
Nos próximos dias, outros mutirões contemplarão os pacientes que passarem pelo Zera Fila. Janaina solicita que as pessoas estejam atentas às datas e horários de exames e consultas, pois faltar a esses mutirões impede que outros pacientes sejam atendidos. “Em um mutirão de 100 consultas oftalmológicas que realizamos recentemente, 32 pessoas não compareceram. São 32 vagas que poderiam ter sido utilizadas por outros pacientes. Imprevistos acontecem, mas pedimos para que, quando possível, as pessoas agendadas nos avisem que não comparecerão, assim poderemos oferecer a vaga a outro paciente”, explica a secretária.
Para ser atendido pelo Zera Fila, o interessado deve se dirigir à UBS em que está cadastrado, nas datas e horários divulgados. É importante que o usuário apresente, no ato da reavaliação, o Cartão SUS, Documento de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência.
O Zera Fila permite que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde verifique se há possibilidade de antecipar o exame, preste orientações sobre cada caso, esclareça dúvidas do paciente, tenha condições de conferir se toda a documentação exigida está correta e, inclusive, se há necessidade de transporte sanitário (transporte para o paciente de Itu ao município onde o exame será realizado).

Confira a programação do Zera Fila:

MAIO

• Dias 13 e 14, das 8h às 12h, UBS 06, localizada na Rua Monsenhor Ezequias Galvão, 485, Jardim Padre Bento
  • Dias 15 e 16, das 8h às 12h, UBS 07, localizada na Rua Antônio Faustino Filho, 82, Bairro Cruz das Almas
  • Dias 20 e 21, das 8h às 12h, UBS 08, localizada na Avenida Goiás, 180 – Bairro Brasil
  • Dias 22 e 23, das 8h às 12h, UBS 09, localizada na Rua Juvenal Emanoeli, s/nº, Bairro São Luís
  • Dias 27 e 28, das 8h às 12h, UBS 10, localizada na Rua Illydia Dias Furtado, s/nº – Residencial Dona Tonica
  • Dias 29 e 30, das 8h às 12h, UBS 11, localizada na Rua Osasco, s/nº, Bairro Cidade Nova I

JUNHO

• Dias 03 e 04, das 8h às 12h, UBS 12, localizada na Avenida Sol, s/nº, Jardim Novo Mundo
  • Dias 05 e 06, das 8h às 12h, UBS 13, localizada na Rua Geceney Cabreira, s/nº, Bairro Portal do Éden
  • Dias 10 e 11, das 8h às 12h, UBS 14, localizada na Rua Professor Alfredo Gomes, 11, Jardim Aeroporto