27/03/2024
HomeSaúdeProfissionais da saúde recebem treinamento sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (22/11), no auditório do Regimento Deodoro, mais um treinamento para a rede municipal da saúde. Intitulado “Atualização em Arboviroses – Dengue, Zika Vírus e Chikungunya”, o treinamento contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Prefeitura de Itu e também de representantes da equipe de saúde da unidade militar local.

Na oportunidade, o agente fiscal sanitário do serviço de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde e que também integra o Núcleo de Educação Permanente e Humanização (Neph), Claussius Celsius Cardoso, traçou um panorama sobre a transmissão de arboviroses na cidade de Itu. O “Manejo Clínico das Arboviroses” foi tema da explanação do médico Rubens José Busoli.

Os profissionais participaram ainda de dinâmicas coordenadas por Claussius e pelo psicólogo e integrante do Neph, André Renato Navarro, que levaram à reflexão sobre o trabalho em grupo nos serviços de saúde, visando sempre a qualidade de atendimento. O treinamento, que prossegue nesta quarta-feira (23/11), com outro grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal da saúde, faz parte de uma série de ações realizadas com o objetivo de capacitar e promover a troca de experiências para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Vale destacar que o período epidêmico (dezembro a maio), quando as transmissões ocorrem em maior escala, se aproxima. Portanto, é fundamental a contribuição da população no sentido de evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e, no caso de apresentar sintomas de uma arbovirose, procurar um serviço de saúde e seguir as orientações recebidas.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(22/11/2016)