27/03/2024
HomeGestões AnterioresPrimeira-dama recebe doação para o Projeto Peruca Solidária

Primeira-dama recebe doação para o Projeto Peruca Solidária

Legenda: Da esquerda para a direita, a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Carolina Tegão, a cabeleireira Sônia e a primeira-dama de Itu

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, recebeu nesta terça-feira (29/09), a primeira doação de cabelos para o Projeto Peruca Solidária. A doação foi feita pela cabeleireira Sônia Aparecida Santana Zacharias, do salão Sônia Cabeleireira, localizado no Bairro Jardim Aeroporto.

“Novamente eu recebo o apoio da população ituana. Isso me deixa imensamente feliz. Não faço nada sozinha. Os projetos do Funssol buscam ajudar quem está em vulnerabilidade social, mas para que se tornem realidade eu tenho contado com a ajuda de muitas pessoas e empresários”, ressaltou a primeira-dama.

Sônia comentou que já fazia esse tipo de doação para o Hospital Gpaci, em Sorocaba, e que quer colaborar com o Projeto em Itu. “Ao invés de jogar o cabelo fora, vamos ajudar quem precisa”. A cabeleireira comentou ainda que já acompanhou histórias de clientes que tiveram a doença, o que a sensibilizou ainda mais a colaborar com essa causa.

No último dia 21, a primeira-dama e o prefeito Antonio Tuíze fizeram o lançamento do Projeto Peruca Solidária, com a participação de cabeleireiros que atuam na cidade, oportunidade em que foram convidados a colaborar com o projeto, doando cabelos para a confecção de perucas.

Por meio desse projeto, realizado pelo Funssol e Secretaria Municipal de Promoção Social, será ministrada oficina de confecção de perucas e doação das mesmas a pacientes que estejam passando por tratamento quimioterápico e ou por outras doenças que provocam a queda de cabelo e que não disponham de recursos para a compra desse acessório. O projeto tem ainda o objetivo de proporcionar às alunas a capacitação para geração de renda, através da venda de perucas que confeccionarão futuramente.

A oficina será ministrada pela professora e presidente da entidade Anjos das Perucas, Waldema Weissmann Alcalá, conhecida como Telma, que enfrentou um câncer e sofreu os efeitos do tratamento quimioterápico. A oficina, com duração de seis meses, será ministrada no Centro de Capacitação Profissional (CCP), para 20 alunas dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAs), com mais de 16 anos.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(29/09/2015)