HomeGestões AnterioresPrimeira-dama promove evento com pacientes oncológicas

Primeira-dama promove evento com pacientes oncológicas

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes, promoveu um encontro com pacientes oncológicas na manhã da última quinta-feira (17/12). Participaram pacientes do Centro de Referência da Mulher (serviço da Secretaria Municipal da Saúde), da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer e da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia.

O encontro emocionou os presentes, que ouviram os depoimentos sobre como essas mulheres enfrentaram o diagnóstico de câncer. “Elas quiseram dividir suas histórias conosco e mostraram como são fortes e se fortaleceram na fé para vencer essa batalha. Conseguimos reunir pessoas do bem que ajudam essas mulheres e o resultado foi emocionante”, relatou Zélia.

Durante o evento, houve workshop de lenços pela proprietária da loja Pérola Negra, Renata Bruni. Ao longo do mês de outubro, a Pérola Negra promoveu uma campanha com suas clientes para arrecadação de lenços que foram doados a pacientes oncológicas. “Foram aproximadamente 100 lenços e cada mulher escolheu quais e quantos queriam levar para casa, já com várias ideias de como usar esse acessório”, destacou a primeira-dama.

Além dos lenços, perucas confeccionadas pelo Projeto Peruca Solidária, de iniciativa da presidente do Funssol, também foram disponibilizadas para as pacientes. O projeto promove oficina de confecção de perucas e doação das mesmas a pacientes que estejam passando por tratamento quimioterápico e ou por outras doenças que provocam a queda de cabelo e que não disponham de recursos para a compra desse acessório. Outro objetivo do Peruca Solidária é proporcionar às alunas a capacitação para geração de renda, através da venda de perucas que confeccionarão futuramente.

Houve ainda sorteio de brindes da Fita Rosa – Lenços e Chapéus de Tecido, de propriedade de Tatiana Medina, que ao enfrentar um câncer desenvolveu a referida empresa, e da ONG + Vida.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu