21/03/2024
HomeSaúdePrestes a completar um ano, Hospital Municipal de Itu recebe elogios de pacientes e familiares

A qualidade dos serviços e a agilidade nos atendimentos são destacados, assim como o desempenho do Centro de Diagnóstico

Próximo a completar um ano de atividades, o Hospital Municipal Dr. Emilio Chierighini conta com avaliação positiva de quem usa o serviço, comprovando que os investimentos nessa obra, que está entre as mais significativas da atual gestão municipal na área da saúde, têm contribuído para aprimorar a qualidade do atendimento aos munícipes. Os relatos de pacientes e familiares também trazem elogios ao Centro de Diagnóstico por Imagem, que passou a funcionar no mesmo local em setembro do ano passado.

Do dia 2 de fevereiro de 2019, quando o hospital foi inaugurado, a janeiro de 2020 houve 760 internações. Do final de fevereiro até este mês foram realizadas 907 cirurgias de baixa e média complexidades (odontológica para pacientes especiais, plástica sem finalidades estéticas, mastologia, urologia, geral, pronto, pediátrica, vacular e cabeça/pescoço, entre outras). No período de 1º de setembro de 2019 a 16 de janeiro de 2020 foram feitos 6477 exames entre tomografias, ultrassons e Raios X. Além desses números, a cada mês é viabilizada uma média de 100 exames de ecocardiografia.

Joseane Rose Bueno fala com propriedade sobre o Hospital Municipal, uma vez que acompanhou as internações do pai e da filha no referido equipamento. Comentou que o atendimento no local é ótimo, desde a segurança, recepção, enfermagem e equipe médica. Elogiou a estrutura do hospital e destacou a agilidade no agendamento de exames a serem feitos no Centro de Diagnóstico por Imagem (equipado com Tomógrafo, Raio X Digital, Ultrassom e estrutura para endoscopia e colonoscopia).

Segundo Joseane, foram quinze dias entre a consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) e a data do exame. “Antes demorava muito para marcar o exame e, muitas vezes, perdiam o exame. Agora está tudo muito mais prático; o meu exame fica pronto hoje mesmo”, comentou após realizar um ultrassom.

Também foram 15 dias entre consulta e exame para que Antonia Barbosa Romão pudesse realizar um ultrassom. “Eles atendem bem e está mais rápido se comparado como era antes”, afirmou enquanto aguardava na recepção do serviço. Suzane Schleetz aprovou o Centro de Diagnóstico por Imagem, após chegar para agendar um Raio X e deixar o local com o exame já realizado. Ela não conhecia o equipamento, mas o aprovou, tanto pela estrutura quanto pelo atendimento.

Vistoria de rotina

Nesta semana, o prefeito Guilherme Gazzola e a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, visitaram as dependências do Hospital Municipal e do Centro de Diagnóstico por Imagem, prática constante para verificar se o andamento dos trabalhos está conforme o planejado.

O Hospital Municipal, localizado na Rua Convenção, 550, Vila Nova, conta com centro cirúrgico com duas salas para realizar cirurgias de baixa e média complexidades em diversas especialidades, anteriormente feitas exclusivamente pelo Governo do Estado, e dispõe de 42 leitos (dois de cuidados intensivos, quatro para recuperação pós-anestésica e 36 de enfermaria clínica).