21/04/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura prorroga intervenção na Águas de Itu

Prefeitura prorroga intervenção na Águas de Itu

Decreto do prefeito Antonio Tuíze prevê até 150 dias para conclusão da auditoria completa dentro da empresa e das obras da Adutora Mombaça

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, prorrogou por até 150 dias a intervenção decretada na empresa Águas de Itu, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Dentre os motivos da prorrogação, relatados no decreto municipal nº 2.446/15, está a necessidade de prosseguir com a auditoria completa dentro da empresa, que apura possíveis irregularidades praticadas pela concessionária. Entre elas, se a arrecadação tarifária tem sido convertida em investimentos no sistema público de água e esgoto da  cidade.

A conclusão das obras destinadas à captação nos córregos Mombaça e Pau D´Alho também faz parte das justificativas para a ampliação do prazo da intervenção, iniciada em 11 de junho deste ano, por meio do decreto municipal 2.336/15. O interventor nomeado pelo Executivo, Elso Marques, continua à frente deste processo.

Descumprimentos

A intervenção está respaldada nos sucessivos descumprimentos de obrigações contratuais por parte da concessionária Águas de Itu, que está na cidade desde 2007. De acordo com o prefeito Tuíze, além de assegurar a regularidade e a continuidade dos serviços de água e esgoto aos ituanos, a intervenção já trouxe outros benefícios, como o programa de ressarcimento das tarifas cobradas indevidamente pela empresa, nas contas de água deste ano.

A medida atinge cerca de 16 mil contas, dando descontos equivalentes ao que foi recolhido a mais pela concessionária. Esta cobrança indevida foi praticada a partir de abril de 2015, quando a empresa, unilateralmente, aplicou um aumento de 33% nas contas de águas de Itu, muito acima dos 4,42% previstos por decreto municipal do prefeito Antonio Tuíze.

Foto: Arquivo/Decom