15/04/2024
HomeGovernoPrefeitura propõe o maior aumento salarial da história de Itu para seus servidores

Imagem o prefeito Guilherme Gazzola sentado em uma mesa grande na sala de reuniões do seu gabinete, junto a nove servidores municipais, em debate do projeto de lei pleiteando o aumento salarial para os servidores municipais.

Projeto do prefeito Guilherme Gazzola é protocolado na Câmara e prevê, na prática, reajuste de 15% para o funcionalismo local

O prefeito Guilherme Gazzola encaminhou, nesta segunda-feira (10/04), à Câmara dos Vereadores um projeto de lei que, se aprovado pelos vereadores, trará o maior aumento salarial da história de Itu para os servidores municipais. De acordo como texto do Executivo, além do reajuste praticado nos últimos anos, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que está estimado em cerca de 5% neste exercício, a proposta traz um aumento salarial real na casa dos 10%. Na prática, todos os servidores públicos municipais, na ativa e pensionistas, terão acréscimo de 15% em seus salários.
“Muito se fala em valorização do trabalho dos educadores, dos profissionais da saúde, da segurança e de outras áreas do serviço público. Nós, pensando em todas as categorias do funcionalismo, elaboramos este projeto como uma maneira de agradecer e retribuir a todos que trabalham por essa cidade e, só estamos aptos a fazer isso, porque fizemos a nossa parte enquanto gestores, deixando as contas em ordem e buscando alternativas de reconhecimento do nosso quadro de servidores”, afirma Guilherme.
Durante a elaboração do projeto, que contou com suporte técnico das pastas de Justiça, Finanças, Administração e ainda Ituprev, foram levados em conta os aspectos resultantes da reforma administrativa e da boa gestão dos gastos públicos, que possibilitam o aporte necessário para uma melhoria efetiva na folha de pagamento dos servidores. O projeto foi ainda discutido amplamente com a diretoria do Sismi (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itu), obtendo sinalização favorável da entidade, que continuará as tratativas relativas ao acordo coletivo ao longo do ano.
Histórico de valorização
A atual gestão municipal, desde seu primeiro mandato, vem atuando com seriedade e respeito quanto o assunto é valorização dos servidores públicos. Desde 2017, o pagamento sempre foi realizado em dia, houve a possibilidade de escolha entre cartão alimentação ou cesta básica e a retomada das integrações aos novos servidores.
Os funcionários públicos de Itu também se beneficiam com a digitalização de processos (facilitando as solicitações por parte dos servidores com o uso do ItuDigital), treinamentos aos líderes sobre o processo de estágio probatório e atendimentos humanizados através do Núcleo Psicossocial.
Também está em andamento o pagamento de todas as gratificações em atraso (como enquadramento dos professores, participações em comissões e aperfeiçoamento, entre outras), graças as determinações da Reforma Administrativa. Os servidores de Itu contam ainda com a Efosp (Escola de Formação do Servidor Público Municipal), que concede descontos em faculdades e escolas para eles próprios ou aos seus dependentes.