HomeSegurançaPrefeitura moderniza o sistema de semáforos em Itu

Prefeitura moderniza o sistema de semáforos em Itu

No final de 2018, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, implantou a Central Semafórica, que possibilita a comunicação remota com os controladores de semáforos e a interferência na programação desses equipamentos. Essa implantação se deu devido ao convênio firmado com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (programa do Governo de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado até 2020), e proporciona a padronização do sistema e o sincronismo entre alguns semáforos, criando a “onda verde” que resulta em maior fluidez do trânsito.

Para a implantação da Central Semafórica foi necessária a padronização dos controladores de semáforo (anteriormente eram cinco marcas de semáforos, o que inviabiliza a sincronização), a troca de placas eletrônicas e a instalação de placas de comunicação, paralelo à instalação de antenas externas de comunicação com a Central Semafórica.

O sistema “onda verde” já pode ser constatado na Rua dos Andradas (trecho entre as Ruas Padre Bartolomeu Tadei e a Domingos Fernandes). Em algumas vias como Avenida Nove de Julho, Avenida Galileu Bicudo, Avenida Otaviano Pereira Mendes, Avenida das Saudades, Rua Convenção, Rua Barão do Rio Branco, Rua Domingos Fernandes, o sistema está em fase de testes e ajuste de ciclos semafóricos.

Em função dessas condições, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte solicita a compreensão dos condutores, pois há semáforos que precisam de algumas adequações nos tempos de verde para poder proporcionar a “onda verde” nas vias principais.

O retorno automático do semáforo após queda de energia no local é outra melhoria garantida pela implantação da Central Semafórica. O novo sistema necessita de 60 segundos para carregar a programação novamente, conectar-se à Central e voltar a operar. Portanto, tem se observado semáforos no “amarelo piscante”, o que indica o estágio em que o equipamento está se restabelecendo. Atualmente, são 40 controladores que operam 58 cruzamentos semaforizados.

Colaboração

A expectativa é de que o comportamento do condutor se adeque à característica do sistema de sincronismo. O condutor precisa estabelecer uma velocidade linear dentro do permitido na via e se manter atento à abertura do tempo verde (não ficar parado após a abertura do sinal verde) para fazer um bom aproveitamento do sistema.

É importante que o motorista saiba que muitas variáveis interferem no sistema como ônibus, manobras de parada em estacionamento, manobras de conversão e alguns veículos que deslocam em velocidade muito reduzida.