21/04/2024
HomeCulturaPrefeitura leva teatro ao “Vida em Movimento”

Prefeitura leva teatro ao “Vida em Movimento”

O Projeto Vida em Movimento teve, na manhã do último domingo (09/06), apresentação gratuita da peça teatral “Aqui não, Senhor Patrão!”, pelo Núcleo Pavanelli – Teatro de Rua e Circo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e contou com a presença da secretária da pasta, Allie Marie Dias de Queiroz.

A encenação ficou a cargo dos atores e músicos Beatriz Barros, Marcelo Roya, Marcos Pavanelli, Mizael Alves, Otávio Correia, Sabrina Motta, Sidney Herzog, Simone Brites Pavanelli e Tiago Cintra. O Núcleo Pavanelli surgiu em 1998 com a proposta de pensar um teatro que atendesse às especificidades da rua como espaço cênico.

A peça é um recorte na trajetória da produção de uma bota, desde o trato do plantel que fornece o couro, até a fabricação do produto, terminando em sua venda. Através da visão temporal de passagem dos períodos históricos, um casal de trabalhadores passa por todas estas duras e diferentes etapas de produção, tanto no campo como na cidade.

Incorporando elementos circenses, músicas de própria autoria e um texto construído em processo colaborativo, o grupo tem como intuito oferecer o fácil acesso ao teatro levando suas apresentações para praças, escolas, espaços alternativos das comunidades e locais públicos.

Para facilitar a compreensão do espetáculo, o grupo se utiliza de uma linguagem e estética populares, de fácil identificação, onde os elementos que compõe a encenação como as músicas, figurinos e adereços estão a serviço da dramaturgia e do tema que é tratado com humor e irreverência.

Texto: Renata Guarnieri/Angélica Estrada
Foto: Angélica Estrada/Prefeitura Itu