HomeFinançasPrefeitura lança ação inédita que gera desconto no IPTU

Prefeitura lança ação inédita que gera desconto no IPTU

A Prefeitura de Itu, em parceria com o BMG, lançou na manhã desta sexta-feira (02/10) uma ação inédita em todo país, o cartão “Pague Menos IPTU”, um cartão de crédito que gera desconto no imposto de acordo com o valor gasto.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Antonio Tuíze; o secretário municipal de Economia e Finanças Valfrido Miguel Carotti, a superintendente do Banco BMG, Amanda Ituassu; o presidente do Sismi, José Flamínio Leme; o representante da Associação Paulista dos Municípios, Sérgio Batista, a secretária de Finanças de Cabreúva, Tatiana Cordeiro Alves dos Santos, secretários e diretores municipais.

O prefeito destacou o ineditismo da ação implantada na cidade. “Fazemos mais uma vez com que Itu saia à frente e estamos à disposição para que outros municípios venham aqui para que possamos compartilhar essa ideia”, comentou.

O cartão não possui anuidade e pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Mastercard. A cada real gasto 1,20% do valor é revertido em desconto no IPTU, ou seja, a cada R$ 1 mil gastos o contribuinte recebe R$ 12,00 em desconto no imposto. Nesta primeira fase, o cartão beneficiará os funcionários públicos municipais concursados.

Quando o pedido do cartão for realizado será indicado no ato para qual carnê o desconto deverá ser emitido, sendo que o imóvel não precisa estar no nome do usuário do cartão. O desconto é computado até o mês de outubro, para que haja tempo hábil do sistema emitir o carnê para o ano seguinte já com o desconto embutido.

O lançamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal onde os interessados já puderam fazer o cadastro junto ao BMG. A partir de segunda-feira (05/10), no saguão da Prefeitura, haverá um quiosque do Banco BMG para que os funcionários possam tirar dúvidas e aderir ao cartão.

Após a cerimônia todos os presentes puderam assistir à palestra sobre educação financeira, ministrada por Lucas Bicalho.

Projeto Girassol

Na ocasião o Banco BMG realizou a entrega simbólica de uma máquina para confeccionar fraldas para o Projeto Girassol, do Fundo Social de Solidariedade de Itu. “Hoje o projeto idealizado pela primeira dama Zélia é apoiado por muitas pessoas físicas e empresas. Quando o projeto começou eram ajudados 30 idosos, mas era muito pouco, então foi comprada uma máquina de fazer fraldas com a ajuda de uma empresa. Atualmente são feitas nove mil fraldas geriátricas por mês, atendendo mais de 150 pessoas e com certeza essa máquina nova vai possibilitar o dobro de fraldas para ajudar senhores e senhoras que precisam”, agradeceu o prefeito.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu