27/03/2024
HomeMeio AmbientePrefeitura inicia projeto de recuperação da Bacia do Itaim Guaçu

Prefeitura inicia projeto de recuperação da Bacia do Itaim Guaçu

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou o plantio de aproximadamente 100 mudas no Sítio Angelita, Bacia do Córrego do Itaim Guaçu, no Bairro do Jacuhu. A ação, que integra o Projeto de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Itaim Guaçu, contou com a participação do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal do Meio Ambiente, Eurízio Pallavidino.

A Bacia do Manancial do Itaim Guaçu possui 7.899 hectares de área, conta com 157 nascentes e é responsável por 25% do total da água consumida em Itu. Fazem parte da Bacia do Itaim Guaçu, totalizando 53 quilômetros de cursos d’água, o Ribeirão Itaim Guaçu, Córrego da Taperinha, Córrego do Lageado, Córrego Itainzinho, Córrego Fazenda Santa Rita, Córrego Jacu, Córrego Capela Santo Antonio, Ribeirão da Santa Terra/Conceição, Ribeirão da Conceição, Córrego da Fazenda Santa Terra, Córrego Bernardino e Córrego do Deserto.

A escolha dessa bacia para iniciar o Projeto de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Itaim Guaçu se justifica pelo fato da grande degradação das APP’s (Áreas de Proteção Permanente) e por ser região que ainda mantém características rurais. O referido projeto tem como principal objetivo recuperar as áreas ciliares dos mananciais para promover uma melhora gradual e contínua dos cursos d’água que contribuem com o abastecimento público de água para Itu.

Além dessa recuperação, visa desenvolver um programa de conscientização da população para preservação dos recursos hídricos e seu uso racional; regularizar as intervenções em corpos d’água de acordo com a lei 7663/91 ocorrentes no município de Itu, auxiliando o trabalho do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee); e regularizar as atividades minerárias ocorrentes no município de Itu, auxiliando o Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).

O plantio contou ainda com as presenças dos diretores municipais de Fiscalização e Nascentes, Arcílio Bragagnolo, dos Parques, Valdivino Silveira, do proprietário do Sítio Angelita, Cláudio Daldon, de servidores municipais, de alunos e educadores da Emefei “Walter Friedrich”.

Como parte da comemoração do Dia Mundial da Água também foi realizado, na data de hoje, o plantio de mata ciliar e restauração da nascente, no Parque Ecológico Chico Mendes, na região do Pirapitingui.

Autoridades, servidores municipais, educadores e alunos participam de projeto ambiental

Nascente do Itaim Guaçu será recuperada com plantio de mudas nativas

Prefeito Guilherme Gazzola durante o plantio no Dia Mundial da Água

Foto: Angélica Estrada/João Campanelli