05/04/2024
HomeSaúdePrefeitura entrega mais uma UBS reformada à população

Prefeitura entrega mais uma UBS reformada à população

Como parte das obras realizadas por meio do Programa RequalificaUBS, a Prefeitura de Itu entregou à população, nesta sexta-feira (31/07), a Unidade Básica de Saúde (UBS 07) – “Dr Sebastião de Moraes”, localizada no bairro Santa Terezinha. Esta é a segunda obra na área da Saúde que o prefeito Antonio Tuíze entrega neste mês de julho; a primeira contemplou a UBS 12, situada no bairro Novo Mundo, que passou por reforma e ampliação.

Além do prefeito Tuíze, do vice-prefeito Neto Beluci e do secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, prestigiaram o evento os vereadores Marco Aurélio Bastos e Olavo Volpato, secretários e diretores municipais, funcionários da unidade e usuários da UBS 07.

O chefe do Executivo ituano agradeceu a todos os funcionários pela dedicação e destacou que as obras em UBSs visam aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento nesses serviços. O secretário da Saúde agradeceu ao prefeito pelos investimentos na área da saúde e à equipe da UBS pelo profissionalismo.

Entre as principais ações na obra de reforma da UBS 07 estão: reformas da sala de espera, dos consultórios médicos, dos sanitários, de instalação elétrica, do sistema hidráulico, das salas de recepção, enfermagem, esterilização e expurgo; construções de nova farmácia e de sanitários destinados a portadores de deficiência; substituições do telhado, dos mourões e telas externas por gradil metálico, dos portões externos; e pintura completa interna e externa.

A reforma da UBS 07 foi custeada com recursos do município e da União. O Programa RequalificaUBS, ao qual o prefeito Antonio Tuíze aderiu em 2013, tem por objetivo melhorar a infraestrutura das UBSs. Também por meio desse programa, houve a reforma e ampliação da UBS 12 (Novo Mundo) e estão em andamento as obras das UBSs 09 (São Luiz) e 03 (São Judas).

Ainda na área da saúde, serão construídos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) no Parque Industrial e mais três UBSs (nos bairros São Camilo, Portal do Éden e Dona Tonica).

O homenageado

O médico Sebastião de Moraes, que empresta seu nome à UBS 07, foi secretário de Saúde dos municípios de Itu e Campinas e pioneiro na municipalização da saúde em Itu e na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Recebeu ainda homenagem em São Paulo, quando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) passou a ter nova denominação: Associação Paulista de Secretários Municipais da Saúde “Dr. Sebastião de Moraes”. A Associação permaneceu com este nome de 1988 a 1994, quando passou a se chamar Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes”.

Faleceu, prematuramente, vítima de acidente de trânsito em 1987.

Textos e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(31/07/15)