21/04/2024
HomeEducaçãoPrefeitura e Renault firmam parceria para programa de educação no trânsito

Prefeitura e Renault firmam parceria para programa de educação no trânsito

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias de Educação e Segurança, Trânsito e Transporte, em parceria com o Instituto Renault e apoio do Ituano Motor Sport Club, lançou na tarde da última quinta-feira (15/10), o programa educacional “O Trânsito e Eu”.

Na ocasião, foi anunciada também a construção de uma minicidade, que reproduz um espaço urbano com ruas, passeios, semáforos, faixas de pedestres, ciclovias, onde serão desenvolvidas as atividades práticas do programa, cujo objetivo é formar cidadãos conscientes, para um trânsito mais humano e seguro.

O evento aconteceu na Arena Brasil Kirin, e contou com as presenças dos secretários municipais de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto (representando o prefeito Antonio Tuíze) e de Educação, Marilda Cortijo, do diretor de comunicação e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira e do representante do Ituano Motor Sport Club, Eduardo Gliorio Gozzano, além de diretores do Ensino Municipal, professores e alunos de uma seção de salas da EE “Profº João Antônio Motta Navarro” (Potiguara), Guardas Civis Municipais e convidados.

O programa “O Trânsito e Eu” inclui atividades teóricas e práticas, que serão desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais de Itu. Para a realização das atividades teóricas, será distribuído para cada estudante, um kit educativo, ilustrado e produzido pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUC-PR chancelado pelo Denatran. Os kits já começaram a ser distribuídos nas escolas envolvidas nesta primeira fase, atingindo cerca de 450 alunos do terceiro ano. As atividades práticas acontecerão na minicidade, que será construída em área do kartódromo do Ituano Motor Sport Club, com término previsto para o primeiro semestre de 2016, e que contará com seis minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

Ao todo, 60 professores e coordenadores de Escolas Municipais e agentes de trânsito de Itu já foram preparados, através de uma formação realizada pela PUC-PR, que é parceira do programa.

Carro Elétrico

Outra atração, que chamou a atenção de todos no evento foi a presença do Renault Twizy, um veículo 100% elétrico de dois lugares e dimensões ultracompactas (2,34 m de comprimento por 1,24 m de largura), com centro de gravidade bastante baixo e acelerações rápidas, sendo necessários apenas 6 segundos para ir de 0 a 45 km/h. O Twizy é equipado com um motor elétrico de 20 cv, capaz de chegar aos 80 km/h e oferecer uma autonomia de 200 km. Na tarde desta sexta-feira (16/10), o prefeito Antonio Tuíze também fez questão conhecer e testar o automóvel Zero Emissão (Z.E.) da Renault, que por coincidência, tem a pronúncia de nomenclatura do apelido pelo qual é conhecido o chefe do Executivo ituano.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu