11/04/2024
HomeSaúdePrefeitura e Exército se mobilizam contra o Aedes aegypti neste final de semana

Prefeitura e Exército se mobilizam contra o Aedes aegypti neste final de semana

Ações especiais de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya acontecem sábado e domingo

Como parte das ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), nestes dias 13 e 14, respectivamente no Bairro Cidade Nova e Jardim Alberto Gomes, das 8h às 15h, a Prefeitura e militares do 2º GAC L – Regimento Deodoro realizam ações de combate ao Aedes aegypti. Para esse trabalho, no último dia 11, no Quartel de Itu, militares passaram por treinamento ministrado pelo agente fiscal sanitário que atua na área de processamento de dados do serviço de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, Claussios Celsius Cardoso.

O comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro, tenente coronel Erb Lyra Leal, acompanhou o treinamento e disponibilizou um efetivo de 200 militares por dia, divididos nos trabalhos de logística, segurança e de campo. Durante essa mobilização serão realizadas visitas casa a casa, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientação aos moradores. Não haverá recolhimento de materiais inservíveis. Militares também farão, no dia 13, das 10h às 18h, panfletagem no Plaza Shopping Itu.

Os bairros que serão contemplados pelo trabalho deste final de semana apresentam maior incidência de casos suspeitos de dengue e histórico de transmissão no município. Em Itu, a Secretaria da Saúde realiza continuamente esse trabalho de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Há três finais de semanas, a equipe também tem realizado arrastões de acordo com determinação da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, ressaltou que o índice de recusa para a entrada em residências de agentes de controle de vetores, com a presença de militares, é reduzido. Lembrou a importância desse trabalho e comentou que a parceria com o Exército é sempre positiva.

Mobilização nacional

A ação determinada pelo Ministério da Defesa deve mobilizar militares das Forças Armadas em diversos municípios de todo o Brasil. Nessa mobilização do Ministério da Defesa, a distribuição do efetivo das Forças Armadas considerou os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(12/02/2016)