24/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico

Prefeitura de Itu inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou na tarde desta segunda-feira (08/06), mais uma etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O evento, em forma de oficina aconteceu no Centro de Referência em Sustentabilidade, localizado nas dependências do Parque Ecológico Taboão e reuniu setores do poder público municipal e entidades relacionadas ao turismo.

Segundo a secretária da pasta, Shirley Dantas, “esta participação coletiva pretende que o Plano Diretor de Turismo seja construído de forma a compreender o turismo integralmente, a partir da articulação e contribuição de diferentes atores envolvidos na atividade turística, de forma a alcançar um maior e melhor conhecimento da localidade, enquanto destino turístico e enquanto cidade receptora, a fim de definir potencialidades e vocação, bem como aspectos ausentes ou deficientes que devem ser aprimorados”.

Nesta oficina foram discutidas questões relacionadas ao desenvolvimento da atividade turística na cidade com destaque para o eixo “pertencimento da população e riquezas naturais e culturais”. Uma reflexão sobre o presente e o futuro de uma cidade referência em turismo. O Plano de Desenvolvimento Turístico se constituirá enquanto um instrumento estratégico e fundamental para o planejamento e direcionamento da expansão e consolidação de Itu como destino turístico, com destaque no mercado regional, estadual e nacional.

Ainda segundo a secretária, a construção do Plano de Desenvolvimento Turístico de Itu se divide em quatro fases: Planejamento e Operacionalização da Pesquisa e Logística, Inventário, Diagnóstico e atualmente, se encontra em sua quarta fase que trata de Projetos e Ações.

Também participaram desta oficina a Primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), Zélia Vaccari Gomes), os secretários municipais de Apoio ao Emprego e Desenvolvimento Empresarial, José Rubens Nunes, de Cultura, Allie Marie Dias de Queiroz, de Educação, Marilda Cortijo, de Meio Ambiente, Patrícia Otero, de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, de Turismo, Lazer e Eventos, Osmar Barbosa.

Texto e fotos: Daniel Alcântara/Prefeitura de Itu

(09/06/15)