HomeCISPrefeitura de Itu alerta população sobre possível golpe

Prefeitura de Itu alerta população sobre possível golpe

Nos últimos dias, munícipes têm relatado a abordagem de indivíduo que, durante o contato, fala sobre campanha de combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e questões relativas ao abastecimento de água. A Secretaria Municipal de Saúde e a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) alertam a população de que os funcionários, tanto do serviço de Controle de Vetores quanto os da CIS, trabalham uniformizados e identificados com crachá.

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu denúncias a respeito e atua para identificar os envolvidos nesse ato. Portanto, caso ocorra esse tipo de abordagem, é importante que o munícipe registre a denúncia à GCM telefonando para o número 153.

Desde que a pandemia de Covid-19 foi decretada, o trabalho realizado pelo serviço de Controle de Vetores passou por algumas adaptações, diante do aumento de recusa de vistorias em imóveis. A principal adaptação é o esquema portão a portão, que substitui temporariamente o trabalho que ficou amplamente conhecido como casa a casa.

Essa foi a alternativa encontrada pela Secretaria de Saúde de Itu para continuar o trabalho de combate às arboviroses na cidade, mesmo diante do significativo aumento de imóveis que deixaram de ser visitados após negativa dos moradores, que estão temerosos com o contato físico devido à pandemia de Covid-19.

Por meio desse novo formato de trabalho, toda a orientação sobre criadouros do mosquito Aedes aegypti é oferecida pelos agentes de controle de vetores no portão dos imóveis, mantendo o distanciamento recomendado pelas autoridades em saúde. Essa é uma medida de proteção tanto para os munícipes quanto para os agentes, que realizam o trabalho munidos de álcool em gel para devida higienização.

A aplicação de inseticida, atividade pontual e exclusiva em casos confirmados de dengue, continua nos mesmos moldes.

Post Tags