HomeGestões AnterioresPrefeito Tuíze visita obras da adutora Mombaça

Prefeito Tuíze visita obras da adutora Mombaça

Na manhã desta quarta-feira (15/04) o prefeito de Itu Antonio Tuíze realizou a vistoria semanal às obras da adutora Mombaça, localizada na estrada municipal do Pau D’Alho, da Foxconn e do Parque Linear. A vistoria foi acompanhada pelo presidente da Câmara Marquinhos da Funerária e pelos vereadores Josimar, Sergio Castanheira, Nair Langue, Jabá e Zelito do Quiosque.

A adutora, que é considerada o maior investimento em 40 anos na área de abastecimento de água em Itu, está sendo construída pela concessionária Águas de Itu, por solicitação do prefeito.

Alternativa para o município enfrentar períodos de estiagem mais severa, a adutora possibilitará um reforço de mais 280 litros de água por segundo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rancho Grande, a principal da cidade.

Serão 24,2 milhões de litros a mais por dia, o que equivale a 60% de captação daquela estação em períodos normais. Somente o volume da nova adutora é suficiente para abastecer uma população estimada em cem mil habitantes. Ao todo, a adutora tem 22,5 quilômetros de extensão, com o assentamento de 3.750 tubos, dos quais, 98% já foram colocados.

A obra está na fase da construção das duas estações elevatórias, a dos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho. O estágio das elevatórias encontrado pelo prefeito Tuíze durante a visita desta quarta-feira foi o de instalação das ferragens na elevatória do Mombaça e, no Pau D’Alho, de montagem das caixas para a concretagem, prevista para os próximos dias, segundo informação da concessionária. As elevatórias serão operadas por um conjunto de 13 moto-bombas para realizar o recalque da água captada nos dois ribeirões. A potência somada deste conjunto chega a 1.600 CV. Para se ter uma noção dos equipamentos, esta energia seria suficiente para abastecer cerca de duas mil residências por mês.

Tuíze cobrou um cronograma das etapas finais da adutora, que determinará a previsão do prazo de conclusão da obra. “A concessionária Águas de Itu nos solicitou mais uns dias para o envio do cronograma detalhado e poderemos analisar esta fase final somente após termos em mãos o cronograma completo, a previsão da chegada de equipamentos e de materiais”, explicou o prefeito.

Após a vistoria ao Mombaça, o vice-prefeito Neto Beluci e o vereador Prof. Feital se juntaram ao grupo, que seguiu para o local onde está sendo construída a Foxconn.

Tarifa

Sobre o reajuste da tarifa pretendido pela concessionária Águas de Itu, a Prefeitura informa que o pleito foi oficialmente apresentado durante reunião na tarde desta terça-feira (14/04) e agora está sob análise da Agência Reguladora e da Prefeitura, portanto, ainda não está validado pelo Executivo.

No ano passado, por conta da severa estiagem e problemas no abastecimento, a Prefeitura suspendeu o reajuste da tarifa de água, que não foi aplicado.

Texto: Decom
Fotos: Fábio Navarro / Prefeitura de Itu