13/04/2024
HomeEducaçãoPrefeito prestigia encerramento de programa educacional do Grupo CCR

Prefeito prestigia encerramento de programa educacional do Grupo CCR

O prefeito Antonio Tuíze prestigiou, na tarde da última terça-feira (20/10), o encerramento de mais um ano de Estrada para a Cidadania, programa desenvolvido pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de 17 cidades abrangidas, e constituído por ações educacionais que disseminam conceitos de segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Barueri, e contou com as presenças do presidente CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, Eduardo Camargo, da secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo, da diretora municipal de Ensino Fundamental, Márcia Maia, além da equipe da Oficina Pedagógica de Itu, secretários de Educação, educadores e convidados das 17 cidades localizadas às margens das rodovias do sistema Castello-Raposo e trecho oeste do Rodoanel e fazem parte do programa.

O Estrada para Cidadania é realizado nas unidades do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) e tem como objetivo sensibilizar e transmitir aos motoristas informações sobre segurança, respeito às leis de trânsito, preservar vidas, meio ambiente e exercitar o papel de cidadão.

A cerimônia de encerramento contou com a participação especial do antropólogo, educador e uma das principais referências em ensino de folclore e cultura popular, Tião Rocha, que em seu discurso defendeu uma nova visão de pedagogia, garantindo: “não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender”.

Na sequência, o auditório recebeu, sob muitos aplausos, o maestro João Carlos Martins, um dos maiores pianistas do mundo e maior intérprete de Bach, que emocionou o público presente com uma linda apresentação, tanto à frente do piano, como na regência da Orquestra Bachiana Filarmônica do SESI-SP, fechando com chave de ouro, mais um ano do Programa Estrada para a Cidadania.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(21/10/15)