27/03/2024
HomeMeio AmbientePraça do Carmo recebe doação de palmeira imperial em sua alameda

Praça do Carmo recebe doação de palmeira imperial em sua alameda

Nesta quinta-feira (06/08), a Prefeitura de Itu recebeu a doação de uma palmeira imperial de 25 metros de altura e aproximadamente 13 toneladas, retirada da esquina da Avenida Galileu Bicudo com a Rua Sorocaba, e transferida para a Praça da Independência (Carmo), onde fará parte da alameda de palmeiras do referido local. Também foram doadas outras seis espécies sendo duas jabuticabeiras e quatro arecas bambus.

Para o replantio da palmeira imperial foi aberto um berço de 2x2x2m², assim como a colocação de canos para irrigação de baixo para cima, para a retirada de possíveis bolsões de ar. Todo o cuidado com a pega da palmeira até seu desenvolvimento satisfatório será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As espécies foram doadas ao município pelo empresário Ronei Dalla Vecchia e, todas as despesas com transporte e replantio foram arcadas por ele. “Quando comprei a área vi a grande diversidade de árvores muito antigas que existia no local e, como apreciador da natureza, surgiu a ideia da doação e replantio”, comentou Dalla Vecchia.

A área abrigará um empreendimento comercial que foi projetado de modo a não extrair todas as árvores existentes no terreno. Também serão doadas pelo empresário 18 mudas de jerivás, com pelo menos 1,80 metro cada, como compensação das espécies que não puderam ser poupadas.

De acordo com Célio Cotting, diretor da secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, as jabuticabeiras serão replantadas no Centro Esportivo e de Lazer “1º de maio”, para que as pessoas possam aproveitar seus frutos. Duas arecas já foram plantadas no local e os outras duas serão replantadas no Itu Novo Centro.