21/03/2024
HomePlanejamentoPopulação pode participar de reunião sobre o Plano Diretor de Itu

População pode participar de reunião sobre o Plano Diretor de Itu

A primeira oficina regional do ciclo de consultas públicas, que integra o processo de revisão do Plano Diretor da cidade de Itu, será realizada no próximo dia 16, às 18h30, no CEL (Centro de Experimentação em Linguagens), localizado na Rua 13 de Outubro, s/nº, Jardim Vitória. A oficina é aberta à população.

Esse processo participativo tem como objetivo coletar informações da comunidade local para aproximar a Política Urbana da realidade do município, a partir da visão dos seus moradores; identificar tendências territoriais, bem como temas e desafios a serem superados; atender as expectativas quanto ao futuro do município; identificar propostas, experiências e ideias da sociedade, que podem agregar valor ao projeto; e estar em sintonia com as demandas sociais e econômicas da localidade.

A segunda oficina regional do ciclo de consultas públicas, com participação da população ituana, está agendada para o dia 18 de maio, às 18h30, na Saseno (Associação de Moradores do Setor Noroeste de Itu), situada na Avenida Gomes, 7, Jardim Convenção. Outras duas oficinas devem ser realizadas ainda este mês e a divulgação das datas e locais ocorrerá em breve.

No início de abril um encontro foi realizado para iniciar a revisão do Plano Diretor da cidade de Itu. Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes para a adequação das normas e regras do município diante de seu crescimento econômico e populacional. Encabeçada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, a apresentação foi conduzida por técnicos da GeoBrasilis, empresa contratada pelo município para prestar a consultoria sobre o tema. Também foram abordadas a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a elaboração de um Código de Obras e Posturas para a cidade.

A revisão do Plano Diretor se faz necessária para que governo e população, a partir de uma leitura da cidade real, repensem conjuntamente o município em relação às questões físico, ambiental, econômica e social. Desde 2006 não ocorria revisão do Plano Diretor em Itu e, neste momento, está sendo possível devido ao trabalho da primeira gestão da atual administração municipal que regularizou questões ligadas à Lei de Zoneamento, antes deixadas de lado.

A expectativa é concluir a revisão do Plano Diretor ainda no segundo semestre deste ano.