27/03/2024
HomeSegurançaPoliciais militares se reúnem com a GCM para obter informações sobre a Muralha Eletrônica

Integrantes da 1ª Cia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, comandados pelo 1º Ten PM Fabrício Afonso de Souza, chefe interino do P/3 daquele Batalhão, visitaram, no final de janeiro, a central de inteligência da Muralha Eletrônica, recentemente implantada pela Prefeitura de Itu. O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Domingues, recepcionou as autoridades e apresentou a elas o funcionamento do sistema de inteligência aplicada à segurança metropolitana denominada Muralha Eletrônica.

O sistema foi implantado há aproximadamente quatro meses, passou por um período de adaptação e iniciou funcionamento pleno a partir do início de dezembro de 2018, interligando-se a outros municípios. Por meio dessa interligação é possível detectar a entrada e saída de veículos envolvidos em atos criminosos, promovendo prevenção, resposta rápida e até inibindo a realização de outros atos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, no período de 1 de dezembro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, foram registrados 40 furtos e roubos de veículos em Itu. No período de 1 de janeiro de 2019 a 31 de janeiro de 2019, os registros apontam 21 furtos e roubos de veículos. Os números revelam, portanto, que a redução deste tipo de ocorrência após a implantação da Muralha Eletrônica foi de 52%.

Baixando o índice de ocorrências, aumenta a sensação de segurança, as pessoas sentem-se melhor. As câmeras contribuem também para a diminuição da velocidade dos veículos e, consequentemente, para a redução de acidentes”, analisa o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte.

A Muralha Eletrônica auxilia a elucidar todos os tipos de crime, desde um pequeno furto até um assassinato, proporcionando para o serviço de inteligência diversas variáveis que compõem o antes, o durante e o depois de uma ação criminosa, mas o principal impacto é no furto e roubo de veículos.

Além da GCM, as Polícias Civil e Militar também estão envolvidas com o projeto. A troca de informações é constante, pois essas forças da segurança pública estão interligadas e todo o trabalho de inteligência realizado pela GCM de Itu é disponibilizado aos órgãos de segurança municipais e do Estado, se for o caso.

As vítimas podem contribuir com as investigações, informando imediatamente a ocorrência do delito, com a maior quantidade de detalhes possíveis, pessoalmente ou através do número 153. Dessa forma, o registro da ocorrência será feita no sistema em tempo oportuno, o que aumenta as chances de solução do caso.