HomeGestões AnterioresPluviômetros automáticos começam a ser instalados em Itu

Pluviômetros automáticos começam a ser instalados em Itu

Aparelho meteorológico é usado para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local

Um pluviômetro automático foi instalado no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui nesta quinta-feira (04/12). Ele faz parte de um conjunto de oito aparelhos que serão instalados na cidade de Itu por meio de parceria entre a Defesa Civil e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado à SEPED (Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Para tanto os pluviômetros automáticos estão sendo instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Os equipamentos que serão instalados em Itu enviam os dados de forma automáticapara o Cemaden e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Os outros sete pluviômetros serão instalados nos seguintes locais: Paço Municipal, sede da Guarda Civil Municipal, Fazenda da Serra, Estrada da Glória e bairros Portal do Éden, Varejão e Vale das Brisas.

Texto: Daniel Assis de Alcântara
Fotos: Fernando Marques Henrique / Defesa Civil de Itu