27/03/2024
HomeMeio AmbientePlantio de 800 mudas nativas foi realizado na Bacia do Itaim

Plantio de 800 mudas nativas foi realizado na Bacia do Itaim

Na manhã do último sábado (14/12), foram plantadas 800 mudas de árvores nativas em uma área da Bacia do Itaim, por meio do programa “Adote uma nascente“. Mais uma vez a ação foi realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o proprietário do local, Alcides Vargas, e da presidente da empresa Guarany, Alida Bellandi.

Com o auxílio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, do  secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Eurízio Pallavidino e do vereador Thiago Gonçales, dezenas de pessoas participaram da ação que realizou o plantio de mudas nativas de jatobá, pitanga, araçá, angico do serrado, ipê do serrado, jequitibá rosa, jequitibá branco, goiaba, sangra d’água, urucum, entre outras, todas oriundas do viveiro municipal.

Por meio do Programa Adote uma Nascente, empresas de Itu estão recuperando cabeceiras da Bacia do Itaim. A ação envolve o plantio de mudas nativas em nascentes e matas ciliares em nosso município, o que reduz a velocidade do assoreamento e melhora a vazão de água do manancial.

Com esse plantio foram recuperadas 14 nascentes da Bacia do Itaim em 2019, somando aproximadamente 20 mil mudas, sempre em parceria com a iniciativa privada.