15/04/2024
HomeGestões AnterioresPlano de Mobilidade Urbana de Itu é apresentado

Plano de Mobilidade Urbana de Itu é apresentado

A apresentação pública do Plano de Mobilidade Urbana de Itu, seguida de oficina participativa, ocorreu na noite da última quinta-feira (12/11), no auditório no Centro de Formação de Professores, no Paço Municipal. O evento, promovido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, foi prestigiado pelos secretários municipais Marilda Cortijo (Educação), Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida (Promoção e Desenvolvimento Social), Miguel de Moura Silveira (Administração) e Marco Antonio Augusto (Segurança, Trânsito e Transporte).

Na ocasião, foram expostas as problemáticas que o município enfrenta e seus possíveis efeitos ao longo dos anos, e as potencialidades identificadas. Já a oficina participativa contou com dinâmicas de informação e cooperação dos cidadãos na construção do Plano de Mobilidade, com o intuito de atender efetivamente os desejos e necessidades da sociedade, em parceria com os objetivos de interesse público.

O Plano de Mobilidade Urbana de Itu visa desenvolver propostas para a infraestrutura local, além de apresentar políticas e ações relacionadas aos deslocamentos na cidade. Em atendimento à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), o plano priorizará os modos de descolamento não motorizados, seguidos pelos modos de transporte coletivo. Portanto, serão destacadas ações de melhoria da qualidade dos percursos de pedestres no centro da cidade, implantação de rede cicloviária e melhorias no transporte coletivo municipal. Inclui, ainda, a elaboração de projeto de melhoria das calçadas da Rua Floriano Peixoto.

Texto: Decom

Fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu