HomeGestões AnterioresPetrans forma mais de 1300 alunos no primeiro semestre de 2015

Petrans forma mais de 1300 alunos no primeiro semestre de 2015

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes realizou entre os dias 15 e 24 de junho, as formaturas referentes ao primeiro semestre do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), nas escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, o Petrans formou neste primeiro semestre, mais de 1300 alunos, das EMEFs Ermelinda S. Machado, Padre Bento, Dr. Francisco Ursaia, Profª. Marilze Calil, Segundo Lorenzetti e Monsenhor Camilo Ferrarini e das EMEFEIs Maria Aparecida T. Navarro Dias, Rotary Itu Terras de São José, Walter Friedrich, Camping Santa Fé, Profª. Rachel S. Leitão e Dona Gabriela Emília C. Pacheco.

Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou aproximadamente 15 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Petrans tem a coordenação do GCM 2ª Classe Bellão e ainda os instrutores GCM 2ª Classe Catarino, GCMF 2ª Classe Ivone, Eva Bellão e a GCMF 2ª Classe Maria Aparecida.

O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Texto: DECOM
Fotos: Sec. Segurança, Trânsito e Transportes