HomeEducaçãoPetrans forma mais de 1200 alunos no primeiro semestre de 2014

Petrans forma mais de 1200 alunos no primeiro semestre de 2014

Encerramento das formaturas do Petrans, na  EMEF Monsenhor Camilo Ferrarini.

Encerramento das formaturas do Petrans, na EMEF Monsenhor Camilo Ferrarini.

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes realizou entre os dias 28 de julho a 08 de agosto, as formaturas referentes ao primeiro semestre, do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), nas escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino.

Foram formados mais de 1200 alunos das escolas: EMEF Profª Ermelinda Silveira Machado, EMEF Padre Bento, EMEFEI Márcio João de Arruda, EMEF Francisco Ursaia, EMEF Profª Marilze Calil, EMEF Segundo Lorenzetti, EMEFEI Profª Maria Aparecida T. Navarro Dias, EMEFEI Camping Santa Fé, EMEFEI Walter Friedrich, EMEFEI Dona Gabriela Emilia C. Pacheco, EMEFEI Profª Rachel Steiner Leitão, EMEFEI Rotary Itu / Terras de São José e EMEF Monsenhor Camilo Ferrarini.

Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou milhares de crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Petrans tem a coordenação do GCM 2ª Classe Bellão e ainda os instrutores GCM 2ª Classe Catarino, GCMF 2ª Classe Sueli Garcia, GCMF 2ª Classe Ivone, Eva Bellão e a GCMF 2ª Classe Maria Aparecida. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu