20/04/2024
HomeSaúdePesquisa sobre saúde pública municipal recebe 82,4% de aprovação

Pesquisa sobre saúde pública municipal recebe 82,4% de aprovação

Entre os equipamentos avaliados, o Hospital Municipal obteve 100% de aprovação

Um índice de 82,4% de aprovação da saúde pública municipal foi apontado em pesquisa realizada em Itu, no último mês de janeiro, com mil usuários de 20 serviços disponibilizados pela Prefeitura (16 Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal, UPA – 24 horas, Pronto Atendimento Municipal – Vila Martins e Ambulatório de Especialidades Médicas), por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a análise do chefe do Executivo ituano, Guilherme Gazzola, responsável pela implantação do Hospital Municipal, cuja avaliação obteve 100% de aprovação, a pesquisa revela que a percepção da saúde pública municipal é melhor por aqueles que utilizam os serviços oferecidos.
Entre os itens de aprovação dos usuários, destacam-se a atenção do médico ao conversar com pacientes para esclarecer dúvidas (84,2%), o comprometimento do médico com o paciente (82,3%), sobre o quanto o médico ouve o paciente para entender a razão da consulta (81,4%), o nível de informação do médico sobre o paciente internado no momento da visita, acesso ao prontuário histórico do paciente na hora da consulta (77,1%), a atenção dos enfermeiros aos pacientes (85,3%), a educação e os bons modos no atendimento dos funcionários (81%), a atenção e educação no atendimento na recepção (79%), a presteza dos funcionários em atender prontamente às solicitações do paciente (77,7%), o fato dos funcionários serem treinados, seguros do que estão fazendo (79,1%).
Os entrevistados teceram elogios não só ao quadro de funcionários, mas também à infraestrutura dos serviços de saúde. A conservação dos aparelhos e equipamentos recebeu 84,7% de aprovação; a organização das instalações, 82,5%; a conservação das instalações, 82,2%; e o conforto das instalações, 78,4%. A limpeza dos consultórios, da recepção e do local de espera, e dos banheiros também foi bem avaliada com, respectivamente, 93,9%, 88,4% e 78,8%.
Também foram ouvidos 66 profissionais de saúde, que atuam nos 20 equipamentos citados, para pesquisa de percepção acerca da qualidade dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. A aprovação, por parte dos funcionários das áreas administrativa, enfermagem e medicina, foi de 95,5%. Entre as aprovações mais significativas estão o nível de clareza das rotinas e fluxos de trabalho (90,9%), os equipamentos/aparelhos (90,9%) e o nível de satisfação dos profissionais com a unidade na qual trabalha (87,9%).
A área da saúde tem recebido atenção especial por parte do prefeito Guilherme Gazzola e de sua equipe desde o início do mandato. Os investimentos vão desde a implantação de novos serviços como o Hospital Municipal, o Centro de Diagnósticos por Imagem, o Centro de Diagnóstico Cardiológico e o Ambulatório de Feridas; a criação de novos programas como o Zera Fila e o Atende Mais; a realocação de serviços como o da fisioterapia, com o objetivo de aprimorar as condições de instalação, de trabalho aos servidores e atendimento aos pacientes; a reforma de prédios como o que acomoda o Pronto Atendimento Municipal – Vila Martins; e a contínua capacitação dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.