Widget Image
Secretarias
19/03/2024
HomeNotíciasPassaporte Experimente Itu foi lançado na última terça-feira

Passaporte Experimente Itu foi lançado na última terça-feira

Com o intuito de fomentar e acelerar a retomada econômica, passaporte foi apresentado para empresários do setor

Foi lançado na noite da última terça-feira (21/09), o Passaporte Experimente Itu, que tem o intuito de fomentar o turismo, estimular a população ituana a conhecer melhor sua cidade, além de ser uma ferramenta criada para incentivar a retomada econômica do município e região, seja no turismo ou na cultura.

O Passaporte Experimente Itu é um livreto com cinco pontos turísticos, a Praça Padre Miguel (Matriz), Praça dos Exageros, Mercado Municipal, Parque Geológico do Varvito e Trem Republicano. Em cada um desses pontos o visitante receberá um carimbo em seu passaporte que pode ser retirado em qualquer um dos lugares, sem obrigatoriedade de sequência para o trajeto.

O prefeito Guilherme Gazzola comentou que o turismo será um dos grandes colaboradores para a retomada da economia. “A pandemia impactou diretamente a economia, o comércio, os cofres públicos por todos país, a vida das pessoas e, aqueles que acreditarem que vamos conseguir sair dessa crise, serão beneficiados. Nós temos um pacote de novidades com todas as secretarias trabalhando unidas, trazendo de volta as feiras e outras atividades, e é nesse momento que há o lançamento do Passaporte Experimente Itu, esse é momento de retomar. O que podemos prometer para vocês é muito trabalho, suor e muito otimismo em relação ao futuro, é um novo tempo e confiamos muito que Itu vai sair na frente”, destacou Guilherme.

O Passaporte Experimente Itu foi apresentado ao público pelo secretário de Turismo, Lazer e Eventos César Calixto que explicou como turistas e população poderão utiliza-lo e como essa ferramenta pode colaborar com todo o comércio e trade turístico da cidade.

“Estou muito honrado com a presença de todos, uma plateia significativa, pessoas que repercutem o movimento da retomada economica, é exatamente disso que vamos tratar, porque o movimento turístico trata de economia, fazer com que haja geração de empregos e renda e é um momento que Itu tem isso como prioridade. O Passaporte Turístico precisa ter o apoio de vocês empresários, precisa ter uma integração, pois ele é um mecanismo de marketing que visa a estimulação da visitação do ponto turístico”, enfatizou Calixto.

Em uma primeira fase o Passaporte Experimente Itu contempla cinco pontos turísticos. Esses locais serão promotores da visitação de outros pontos. Calixto também convidou os empresários a participarem, seja oferecendo brindes para quem carimbar parte ou todo o passaporte ou ainda oferecendo descontos nas compras, passeios e hospedagens.  “Quem visitar o Trem Republicano e carimbar o Passaporte terá 15% de desconto no passeio”, comentou o secretário que acrescentou. “Quem visitar um ponto turístico poderá receber um desconto para almoçar em um restaurante, comprar em uma loja, isso é um estímulo para o turista ir até o seu comércio”.

Com essas vantagens a intenção é atrair cada vez mais os visitantes para vários pontos da cidade, fazendo com que haja circulação de pessoas não somente pelos pontos turísticos, mas também por restaurantes, lanchonetes, lojas e todo o comércio de local.

“Este é um momento muito significativo, a criação do Passaporte Experimente Itu, pois com isso a cidade sai na frente quando consegue captar essa intenção de mercado turístico agregando alguns de seus principais atrativos dentro do Passaporte. A prática será muito interessante, pois incentiva com que as pessoas visitem cada um desses componentes e, certamente o resultado será muito produtivo. O Trem Republicano e a Serra Verde Express se sentem muito satisfeitos por poderem fazer parte desse momento que trará, certamente, desenvolvimento turístico para região”, falou diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda.

Antes da pandemia Itu recebia aproximadamente um milhão de turistas por ano e, a expectativa para 2021 era de 1,5 milhões de turistas, porém com o surgimento da pandemia esse montante retrocedeu, mas com o lançamento do Passaporte Experimente Itu acredita-se que esses números sejam reconquistados.

A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Luciano Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores Thiago Gonçales e demais vereadores, secretários e diretores municipais, além representantes de entidades e de empresários e trabalhadores do setor turístico e cultural.

Após a apresentação do Passaporte Experimente Itu todos puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos pelo telefone 4023-1544.

 

Eventos
Dando início a retomada das atividades conjuntas entre as Secretarias da Prefeitura de Itu, César anunciou os eventos que ocorrerão e que estão sendo pensados para até o final deste ano. A Feira EcoArte é uma dessas atividades e que já está em sua segunda edição, sendo realizada no segundo domingo de cada mês, com centenas de artesãos, produtores de alimentos orgânicos, gastronomia criativa e muita arte.

Neste domingo (26/09), na Praça da Independência (Matriz), já ocorre mais uma ação cultural para promover a retomada com apresentações bastante variadas a partir das 15h.  No final de setembro é a vez do lançamento do Mercadão Gastronômico, fomentando o comércio do local e oferecendo mais um motivo para a visitação do espaço.

Já em outubro, mês das crianças, está sendo pensada uma festa diferente para esse público. As comemorações que sempre ocorreram na “Cidade da Criança” serão realizadas na Praça Washington Luiz, um local recém remodelado, espaçoso e de fácil acesso.

Em novembro é a vez do Festival de Artes, tradicionalmente realizado em julho, e que precisou ser adiado por conta da pandemia. Como sempre terá atrações diversas e promete atrair grande público. Para dezembro Calixto contou que estão sendo planejadas muitas ações para o Natal, envolvendo lojistas e Prefeitura para atrair munícipes e turistas para as ruas da cidade.

Lembrando sempre que a retomada das atividades deve ser segura, sempre respeitando as regras de prevenção à Covid, com o uso correto da máscara cobrindo nariz e boca e distanciamento seguro.