HomePlanejamentoParque Linear foi inaugurado nesta terça-feira

Parque Linear foi inaugurado nesta terça-feira

As entregas da primeira ciclovia urbana de Itu e da maior obra de manejo de águas pluviais do país trazem lazer e mais infraestrutura para a cidade

Foram inauguradas nesta terça-feira (11/12), pelo prefeito Guilherme Gazzola, a obra de canalização dos córregos e o Parque Linear, com a primeira ciclovia urbana de Itu, que conta com mais de quatro quilômetros e meio de extensão, passando por diversos bairros da cidade. A cerimônia ocorreu ao lado do CEU Jardim Vitória, local de início do Parque.

Junto com a construção do Parque Linear ocorreu a canalização dos córregos do Brochado, Taboão e Guaraú, somando-se quase dez quilômetros de extensão, a maior obra de manejo de águas pluviais do Brasil. “Governar é pensar no futuro, é fazer o que é necessário para cidade, e não tenho a pretensão de tentar a paternidade para tudo, essa é uma obra que transcende o governo, pois um bom governo pega iniciativas passadas, pensa no futuro e melhora o presente, é assim que se governa”, encerrou Guilherme Gazzola.

De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal, Rogério Amaral: “Essa obra que estamos inaugurando hoje é uma das mais importantes de nossa carteira, com valor de mais de R$ 80 milhões e, certamente, a população será a grande beneficiada dessa parceria”.

O Parque Linear começa no Jardim Vitória, passando pelo Jardim Agarussi, Jardim Faculdade, Vila Gatti e seguindo em paralelo com a Avenida Galileu Bicudo, até a Praça Gaspar Ricardo, interligando com a ciclovia Itu/Salto. “Superamos todas as dificuldades, pedimos paciência para a população e fizemos o que tinha que ser feito, pois essas obras têm um impacto muito significativo no futuro, mas dificuldade de compreensão no presente”, comentou Guilherme Gazzola.

Em seu trajeto, além da ciclovia com pavimentação asfáltica, existe passeio para pedestres, grama, lombo-faixas nos locais de travessia para segurança dos ciclistas e pedestres, guarda-corpo, gradis e cerca com fios de aço nas áreas arborizadas. Ao longo de seu leito estão sendo plantadas 6,8 mil mudas de ipês amarelos, brancos e roxos que sombrearão todo o percurso.

Durante a cerimônia também estiveram presentes o vice-prefeito Caio Gaiane, a primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro Gomes, o secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Junior, o advogado e administrador Eduardo Bandeira de Mello, demais vereadores, secretários, diretores e autoridades municipais.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou que esta é uma que tem grande impacto para o futuro

Parque Linear tem primeira ciclovia urbana de Itu com quatro quilômetros e meio de extensão

Com mais de dez quilômetros de extensão, canalização dos córregos é a maior obra de manejo de águas pluviais do Brasil