21/04/2024
HomeGestões AnterioresParque do Varvito comemora 20 anos com colônia de férias, palestras e oficinas

Parque do Varvito comemora 20 anos com colônia de férias, palestras e oficinas

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, o Parque Geológico do Varvito recebe sua primeira Colônia de Férias com gincana, caça ao tesouro, dança circular e noções sobre a geologia do parque para crianças de 10 a 13 anos previamente inscritas.

As atividades para celebrar a data incluem ainda o lançamento de uma revista e uma mostra fotográfica sobre o parque geológico

Nesta quinta-feira (23/07), o Parque Geológico do Varvito completa 20 anos. Construído exatamente sobre a antiga pedreira de exploração da rocha varvito, o parque é considerado um exemplo na recuperação de área degradada transformando-a num parque com mais de 40 mil m². Foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) do Estado de São Paulo que também o declarou “Monumento Geológico Paulista”.

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. Segundo estes estudiosos, este tipo de rocha sedimentar é prova de que a região já foi um imenso lago glacial há mais de 280 milhões de anos.

O parque atrai turistas, estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Mantém várias atrações como gruta, bosques, lago, cascata, quiosques, playground, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições. Também promove inúmeras atividades de educação ambiental além de ser palco para diversas apresentações culturais.

Para marcar esta data, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente criou uma agenda com diversos eventos. Entre eles, a primeira colônia de férias no
Parque do Varvito e o lançamento de uma revista comemorativa pelos 20 anos do parque. Palestras, oficinas e exposição fotográfica completam as comemorações.

Confira abaixo a programação completa das atividades que serão realizadas no Parque Geológico do Varvito:

23/07 – Exposição, seminário e lançamento da revista comemorativa pelos 20 anos do Parque do Varvito
Às 8h, abertura da exposição dos trabalhos da XIII Olimpíada Ambiental;

Das 15h às 16h30 – Seminário “20 anos do Parque Geológico do Varvito” com o palestrante Prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro, do Instituto de Geociências da Unicamp e cerimônia em homenagem ao Prof. Antonio Carlos Rocha-Campos, do Instituto de Geociências da USP;

Às 17h – Lançamento da Revista “20 anos do Parque Geológico do Varvito”.

24/07 – Atividade de Educação Ambiental
Às 10h e às 14h30 – visitas monitoradas e exibição do vídeo “Parque do Varvito” com a facilitadora Alexandra Fernandes Oliveira do Instituto de Geociências da Unicamp.

24/07 – Abertura da Exposição Fotográfica “Revele seu Amor pelo Varvito”
Às 16h no Itu Plaza Shopping localizado na Avenida Doutor Ermelindo Maffei, 1199 – Jardim Paraíso.

25 e 26/07 – Oficina “O Mundo das Rochas”
Às 10h, às 14h e às 15h30 – com a facilitadora Alexandra Fernandes Oliveira do Instituto de Geociências da Unicamp.

O Parque Geológico do Varvito fica na Rua Parque do Varvito, 400 – Pq. Nossa Sra. Candelária.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(20/07/2015)