15/04/2024
HomeGestões AnterioresParceria entre Prefeitura e empresa trará novo Parque Público para Itu

Parceria entre Prefeitura e empresa trará novo Parque Público para Itu

O prefeito Antonio Tuíze assinou na tarde desta segunda-feira (12/08) termo de convênio de cooperação técnica com a Companhia City de Desenvolvimento para a criação de um novo Parque Público em Itu. O novo parque será às margens da Estrada Itu 10 cujo acesso se dá na rotatória da Avenida das Garças entre o Colégio Divino Salvador e o Bairro Paraíso I.

Segundo o convênio, a Prefeitura de Itu se compromete em zelar pela segurança do parque e seus equipamentos; organizar e responsabilizar-se pela operação e manutenção dos equipamentos que forem instalados; e custear as despesas de consumo de água e energia elétrica.

Já a Cia City arcará com toda a construção do parque e ficará responsável pela manutenção paisagística periódica pelo período de dez anos. A Cia City, empresa no mercado imobiliário há mais de 100 anos, deverá finalizar a implantação do Parque em até 18 meses, a contar da data do Alvará de Execução.

O espaço público ficará em um terreno sem benfeitorias que pertence à Prefeitura e sua área total é de 20.104,56 m². Os equipamentos que irão compor este parque contemplam mirante, estações para atividades físicas, estufa, trilha, lanchonete, administração, sanitários, ateliers, horta, pomar, áreas de estar, praça de entrada, área de recreação infantil, bicicletário e vagas para veículos.

Meio ambiente

O objetivo deste projeto é proporcionar um local com identidade própria e reconhecida, valorizando os traços e elementos que fazem parte da vida e cultura da região, dando individualidade, autenticidade e atratividade ao local, uma vez que busca o desenvolvimento e planejamento urbanístico de forma a atender aos padrões de acessibilidade, contemplando técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, e respeitando ao máximo a preservação do citado local.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara