10/04/2024
HomeSegurançaPandemia, combustível e inflação forçam reajuste de tarifa de ônibus em Itu

Pandemia, combustível e inflação forçam reajuste de tarifa de ônibus em Itu

Depois de cinco anos sem mudanças, a tarifa do transporte público em Itu será reajustada. O aumento é um pedido direto das concessionárias que prestam este serviço e foi aceito pela Prefeitura, após uma significativa redução do valor inicialmente proposto. As empresas queriam uma tarifa de R$ 9,67, mas o Poder Público concordou com R$ 5, praticamente metade do valor.
Em sua justificativa, as empresas argumentam que a atual tarifa de R$ 4 está “totalmente defasada¨ e apontam crescimento nos gastos, puxados pelos ininterruptos aumentos do combustível, que só neste ano teve alta de 41% nas refinarias, e pela inflação, que, acumulada, supera 57% (IGP-M). As concessionárias alegam ainda estarem arcando com prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, que provocou uma queda abrupta e inesperada de passageiros.
A Viação Itu e a Viação Avante, que cumprem contrato de concessão em Itu desde 1995, já haviam feito reiteradas solicitações de reajustes para a atual gestão municipal, que está em seu segundo mandato. Em 2019, o grupo propôs uma tarifa de R$ 5,93, que foi negada pelo governo municipal naquela ocasião.
A nova tarifa vigora a partir de segunda-feira (03/05), havendo desconto de 50% para a aquisição do passe escolar (R$ 2,50) e sendo mantidas todas as gratuidades legais no município (pessoas com deficiência, gestantes e idosos).