21/04/2024
HomeGestões AnterioresPalestra sobre geodiversidade ressalta a importância do Varvito

Palestra sobre geodiversidade ressalta a importância do Varvito

Prosseguindo as atividades do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Parque Geológico do Varvito recebeu dezenas de estudantes de gestão ambiental da Escola Técnica Martinho di Ciero e do IBAO na noite desta terça-feira (11/06), para prestigiar a palestra “Varvito de Itu: um lago glacial no passado, um patrimônio natural no presente”, proferida pelo professor Dr. Salvador Carpi da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Entre os presentes, o vice-prefeito Neto Beluci e a secretária da pasta, Patrícia Otero. Neto Beluci abriu os trabalhos informando sobre o Parque do Varvito, ressaltando que é um Patrimônio tombado pelo Condephaat, e que já recebeu mais 500 mil visitantes.

Patricia Otero deu as boas vidas a todos e informou que a rocha varvito  contêm evidências de uma extensa idade glacial, há cerca de 300 milhões de anos, e que o Parque é um espaço educador que oferece diversas atividades dentre elas visitas monitoradas.

O Professor Dr. Salvador, apresentou dados sobre a origem do Varvito uma rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de camadas, cada uma delas depositada durante o inverno e verão. Sobressaltou sua importância e destacou que as  lajes foram extraídas desde pelo menos o início do séc. XVIII, mas foram descobertas como sendo varvito em 1938, pelo geólogo Othon Leonardos.

Tela Verde

Já na quarta e quinta-feira integrantes do Grupo da Melhor Idade acompanhados da diretora do Grupo, Márcia Cunha, estiveram no Bosque Alceu Geribello participando de mais uma edição do Projeto Tela Verde com a exibição do filme “Consumo Sustentável”, seguido de um debate sobre o tema e delicioso lanche coletivo.

Diversas atividades fazem parte da programação do Mês do Meio Ambiente. Confira abaixo a programação completa:

Prédio Verde – Visita Monitorada
Dia 18/06/2013 – 19h30
Local: Paço Municipal – Av. Itu 400 anos, 111 – Novo Centro

Parque do Varvito

Visitas Monitoradas
Dias: 05 a 28/06 (necessário agendamento)
Local: Parque do Varvito, s/nº – Pq. Nossa Senhora da Candelária

Festa da Família Sustentável
Dia: 22/06/2013 (Sábado) – 8h às 11h
Local: Parque do Varvito – Rua do Varvito, s/nº – Pq. Nossa Senhora da Candelária

Algumas atividades necessitam agendamento, que podem ser realizados na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (11) 4886 9834 ou pelo e-mail [email protected].

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara