HomeSaúdeOutubro Rosa tem início com palestra sobre humanização

Outubro Rosa tem início com palestra sobre humanização

A abertura oficial da programação do Mês de Prevenção ao Câncer de Mama – Outubro Rosa, na cidade de Itu, teve início na noite da última quinta-feira (01/10), com uma palestra sobre humanização ministrada pelo médico Alberto Silva. O evento ocorreu no auditório do Centro de Capacitação de Professores, no Paço Municipal.

Participaram do evento o prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro e Silvana Volponi Beluci, esposa do vice-prefeito e que na oportunidade representou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, entre outras autoridades, profissionais e estudantes da área da saúde.

Manoel Monteiro agradeceu ao prefeito por todo o apoio que ele oferece à Secretaria da Saúde. O chefe do Executivo agradeceu ao palestrante pela presença e afirmou que seria uma noite de muito aprendizado, além de destacar a importância das ações preventivas.

Realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer, da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e do Plaza Shopping Itu, a campanha Outubro Rosa visa alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e conta com programação especial ao longo de todo o mês.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama provavelmente é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e aos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Relativamente raro antes dos 35 anos de idade, a incidência do câncer de mama cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária. Nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres nos países ocidentais é o câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Outro sintoma é o surgimento de nódulos palpáveis na axila.

Programação

Confira as ações realizadas ao longo do mês mundialmente dedicado à prevenção ao câncer de mama:

• Ações de prevenção ao câncer de mama com orientações e entrega de folhetos informativos pelos profissionais da ONG + Vida:

– 02 de outubro, às 8h, na UBS 01, localizada no Bairro Jardim Alberto Gomes

– 05 de outubro, às 9h15, na UBS 14, localizada no Bairro Jardim Aeroporto

– 06 de outubro, às 8h, na UBS 04, localizada no Bairro Jardim das Rosas

– 08 de outubro, às 8h, no AEM II, localizado no Bairro Vila Nova

– 08 de outubro, às 13h, no AEM I, localizado na Avenida Dr Otaviano Pereira Mendes, vizinho da Rodoviária

– 09 de outubro, às 8h, na UBS 05, localizada no Bairro Rancho Grande

– 13 de outubro, às 8h, na UBS 07, localizada no Bairro Santa Terezinha

– 15 de outubro, às 8h, na UBS 09, localizada no Bairro São Luiz

– 16 de outubro, às 7h, no Centro de Referência da Mulher, localizado na Centro