27/03/2024
HomeSaúdeOutubro Rosa tem início com palestra sobre humanização

Outubro Rosa tem início com palestra sobre humanização

O prefeito de Itu Antonio Tuíze e a primeira dama e presidente do Fundo social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes visitaram, no último sábado (24/10), a Loja Rosa, no Plaza Shopping Itu, que está realizando ações de prevenção ao câncer de mama com orientações e entrega de folhetos informativos pelos profissionais do Centro de Referência da Mulher, da ONG + Vida e da OncoItu.

Também compareceram ao local a médica oncologista Melissa Fiorentini, a enfermeira oncológica Camila Oliva Zanotto Alfieri e a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ana Carolina Tegão.

Realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer, da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e do Plaza Shopping Itu, a campanha Outubro Rosa visa alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e conta com programação especial ao longo de todo o mês.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama provavelmente é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e aos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Relativamente raro antes dos 35 anos de idade, a incidência do câncer de mama cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária. Nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres nos países ocidentais é o câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Outro sintoma é o surgimento de nódulos palpáveis na axila.

A Loja Rosa funciona até o dia 31 de outubro, das 11h às 16h, no Plaza Shopping Itu.

Texto: Angélica Estrada/Renata Guarnieri

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu