24/03/2024
HomeCulturaOficinas do Festival de Artes de Itu cativam público

Oficinas do Festival de Artes de Itu cativam público

As oficinas oferecidas pelo XX Festival de Artes de Itu, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, estão atraindo dezenas de pessoas, algumas delas marcando presença em várias das oficinas. São pais e avós que trazem seus filhos e netos e aproveitam para também usufruir das atividades culturais.

Um exemplo disso são os professores de arte, Walter Nobre e Marcilene Pompeu, que está inclusive, trazendo sua filha Ana Beatriz, 07 anos, para participar junto com ela. Os três já participaram das danças brasileiras para jovens, ritmos da cultura brasileira e agora, participam das oficinas de teatro infantil e construção de máscaras que seguem até o dia 19 de julho.

Walter conta que também veio ao show de Edvaldo Santana e gostou muito. “Estou aproveitando tudo, depois posso passar para meus alunos o que estou aprendendo”, comentou. Já Marcilene gostou muito da oficina de dança. “Queria que fosse a semana toda”, disse empolgada.

A formação de músicos ituanos também já é uma tradição no Festival e, pensando em incentivar jovens instrumentistas a participar das tradicionais bandas de música da cidade, foram programadas quatro oficinas de instrumentos de banda, que tiveram o diferencial de trazer profissionais de reconhecido sucesso no país para compartilhar experiências. As oficinas de instrumentos, trompete, percussão e trombone aconteceram na primeira semana, na sede da Corporação Musical União dos Artistas e nesta quinta-feira (18/07), a partir das 15h, acontece a oficina de clarinete.

A região do Pirapitingui também foi beneficiada com oficinas por meio da parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a administradora regional do bairro, Janete Rodrigues, que conseguiu autorização para o grupo da oficina de grafitagem utilizar o muro do Terminal de Ônibus, promovendo a integração entre os jovens da comunidade local e resultando em um painel artístico elogiado por todos.

Na tenda das artes, localizada no Paço Municipal, Shirley Ramos Corassini e Antônio Reinaldo Corassini, avós de Arthur Rodrigues, 12 anos, estão trazendo o neto para participar de diversas atividades realizadas pelo Festival de Artes. “Se não fossem essas oficinas ele ficaria o dia todo em casa, em frente à televisão ou ao computador. Sem contar que ele está adorando”, comentou a avó.

“A oficina que mais gostei foi a de brinquedos”, comentou Arthur, que agora está participando da oficina de máscaras.  Na oficina de brinquedos e brincadeiras, oferecida pelo Instituto Brincante, as crianças reaproveitaram objetos como copinhos de iogurte, tampinhas de garrafas pet e barbantes para fazerem deles brinquedos novos e diferentes.

Os avós de Arthur contam que ficaram sabendo das atividades e shows por meio dos panfletos deixados pela Secretaria Municipal de Cultura em uma padaria e que, nem só o neto está aproveitando a programação do Festival. “Nós também viemos no Espetáculo quase artístico, no Edvaldo Santana e no Circo Voador. Adorei todos os shows e principalmente o percussionista do show do Edvaldo Santana, sem contar que o local onde tudo está acontecendo é ótimo, tem conforto, um palco lindo, não ficamos ao ar livre no frio e tem local para estacionar”, concluiu o avô.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu