19/04/2024
HomeGestões AnterioresObras de revitalização dos córregos prometem mudar o perfil urbanístico de Itu

Obras de revitalização dos córregos prometem mudar o perfil urbanístico de Itu

Com parques lineares, ciclovia e pistas de caminhada, o investimento de R$ 95 milhões é o maior repasse do governo federal para drenagem urbana no país

Nesta quarta-feira (14/08), tiveram oficialmente início as obras de drenagem, revitalização urbana e controle de erosão dos córregos do Taboão, Brochado e Guaraú. De acordo com o prefeito de Itu, Antonio Tuíze, “este é o maior projeto de manejo de águas pluviais do Brasil, com recursos do governo federal feito por meio do PAC (Plano de Aceleração e Crescimento) 2.”

Serão investidos aproximadamente R$ 95 milhões liberados pela Caixa Econômica Federal em contrato assinado no último dia 08 no gabinete do prefeito, diante das representantes da instituição bancária Patrícia Quintino (gerente geral) e Suzana Brandão. As obras estão previstas para serem concluídas em até 18 meses após o início.

Responsável pela elaboração e implantação do projeto, o prefeito Tuíze informou que o planejamento das obras levou em consideração um estudo dos índices pluviométricos de Itu dos últimos cem anos. Tuíze acompanha o projeto desde o início, ainda enquanto secretário municipal de Administração, tendo participado da primeira reunião sobre o assunto no Ministério das Cidades há cinco anos.

“Os recursos serão destinados à revitalização de aproximadamente dez quilômetros de córregos, dentro do perímetro urbano. As obras irão contemplar também os chamados piscinões da Vila Gatti e Jardim Faculdade, que serão completamente recuperados, ficando com os fundos e laterais em concreto”, esclareceu o Tuíze.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo de Itu, o projeto prevê a efetivação de parques lineares às margens dos córregos canalizados, com pistas de caminhada e ciclovia. Além da recuperação dos córregos e piscinões, serão plantadas mais de 80 mil árvores de mata ciliar em toda cidade.