HomeCulturaObra de Almeida Junior ganha vida em apresentação artística

Obra de Almeida Junior ganha vida em apresentação artística

Na tarde desta sexta-feira (08/05), os alunos de teatro, flauta doce, violão e desenho da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” realizaram duas sessões de intervenção musical, plástica e dramática, baseada no quadro “Nhá Chica”, do pintor ituano Almeida Junior.

A obra, que neste ano completa 120 anos, inspirou os alunos que encantaram a todos os cerca de 90 presentes. Interpretando o modo de vida caipira, como tão bem retratou Almeida Junior, valorizando o estilo de vida simples sem torná-lo pejorativo, as crianças e adolescentes deram vida à cena e à Nhá Chica interagindo com a platéia.

Esta foi a primeira vez que os alunos juntos fizeram uma apresentação para público, ensaiados pelos professores Luciano Luz (desenho), Fernanda Audrila (teatro) e José Euclésio (flauta doce e violão).

A secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz esteve presente durante as apresentações e destacou a importância da cultura caipira e da história de Itu ser passada e valorizada junto aos mais jovens. Ela também explicou para uma turma de alunos da escola Caic como a Emia funciona e o que a Casa da Praça oferece.

Já o professor Luciano Luz contou um pouco da história de Almeida Junior e como a reprodução em lápis do quadro “Nhá Chica”, apresentado durante a intervenção artística, foi realizada pelos alunos do curso de desenho.

A Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” oferece cursos gratuitos de desenho, violão, flauta doce, teatro e artesanato e funciona na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(08/05/2015)