20/03/2024
HomeGestões AnterioresNovo Velório Municipal será inaugurado no dia 29 de agosto

Novo Velório Municipal será inaugurado no dia 29 de agosto

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Serviços Funerários, inaugura no dia 29 de agosto, às 10h, o prédio público do novo Velório Municipal, que receberá o nome de “Igor Viana Rocha”. O novo e moderno velório está localizado na Praça da Bíblia, em frente ao Cemitério Municipal, e contará com nove salas de atendimento ao público, sala de preparação de corpo, sala de necropsia, câmara fria, Serviço de Verificação de Óbito (SVO), floricultura, fraldário, depósito e mostruário de urnas, cantina, sala de repouso e administração. No local também funcionará a Secretaria Municipal de Serviços Funerários.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) será de competência da Secretaria Municipal da Saúde e funcionará nas dependências da nova Funerária Municipal, por questão de logística. A equipe que atuará no SVO será constituída por um médico legista e técnicos em necropsia e autopsia.

Esta equipe verificará casos de mortes naturais sem causa definida e emitirá o Atestado de Óbito. Atualmente, quando necessário, esse serviço é feito fora de Itu, ocasionando transtornos para a família e também gastos para a Prefeitura, que paga à municipalidade que realiza a verificação.O serviço não atuará em casos de mortes violentas, cuja verificação continuará sendo realizada pelo IML (Instituto Médico Legal).

As nove salas de atendimento ao público e a sala de repouso receberão denominações, através de Leis Municipais, de 12 de dezembro de 2012.

São elas:

Sala 1 – “Sandra Regina de Araújo Campos” (Lei Nº 1489/12)

Sala 2 – “Leda Maria de Toledo Assumpção Menabó” (Lei Nº 1490/12)

Sala 3 – “Laureano Ferrarezi” (Lei Nº 1491/12)

Sala 4 – “Vitória Cristina Pio” (Lei Nº 1492/12)

Sala 5 – “Rubens Adão Stuque” (Lei Nº 1493/12)

Sala 6 – “Juvenal Ferrari” (Lei Nº 1494/12)

Sala 7 – “Sergio Ricardo Bochini” (Lei Nº 1495/12)

Sala 8 – “Catarina Maria Galvão de França Vieira” (Lei Nº 1496/12)

Sala 9 – “Rogério Pedroso” (Lei Nº 1497/12)

Sala de Repouso – “Lino Bordini” (Lei Nº 1498/12)

Outra novidade, que será apresentada na inauguração do Velório Municipal, é a aquisição de dois novos carros com motores elétricos, movidos à bateria, utilizados no transporte de urnas mortuárias e também dos familiares, que acompanharão o cortejo até o cemitério. Hoje, a Secretaria de Serviços Funerários já dispõe de um carro provido de motoro elétrico, adquirido em 2011, que realiza o translado das urnas mortuárias, pelo Cemitério Municipal.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu