15/04/2024
HomeGestões AnterioresMuseu da Música encerra ação educativa oferecida à alunos da rede municipal de ensino

O Museu da Música, que tem parceria com a Prefeitura de Itu por meio das Secretarias de Cultura e Educação, realizou na última quarta-feira (04/11), no auditório do Centro de Formação de Professores, junto às diretoras da rede municipal de ensino o encerramento das atividades da exposição “A moda da viola”. Na ocasião, o presidente do Museu da Música, Luís Roberto de Francisco, agradeceu a participação das escolas.

Durante os dois anos de exposição os alunos tiveram a oportunidade de participar de ações educativas, com os professores Cláudia Capelli e Joabe Barbosa, sobre as origens da cultura paulista, manifestações artísticas, sotaque, a origem da palavra caipira, passando pelas festas nas roças que reuniam centenas de pessoas para ouvirem a moda de viola, até os dias de hoje, comparando a vida que se levava antigamente com a vida moderna dos dias atuais. As crianças também se vestiam de caipira e assistiam a um vídeo com uma apresentação de cururu gravado na Fazenda do Limoeiro em Itu.

“São quatro anos de parceria, dois com a exposição sobre serestas e mais dois com a da viola, são anos de aprendizado com o projeto e com as crianças”, comentou a professora Cláudia Capelli que juntamente com o professor Joabe Barbosa receberam uma lembrança oferecida pelos professores da secretaria de Educação.

A próxima exposição será sobre cirandas e valorizará as músicas da infância e as cantigas de roda.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu