19/04/2024
HomeCulturaMuseu Afro-Brasil recebe exposição “Jesuíno do Monte Carmelo aos olhos de Mário de Andrade”

Abertura contou com a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, do secretário de Estado da Cultura e
Economia Criativa do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, entre outras autoridades

O prefeito Guilherme Gazzola participou, na última terça-feira (25/01), da abertura da exposição “Jesuíno do Monte Carmelo aos olhos de Mário de Andrade”, realizada no Museu Afro-Brasil, na capital paulista. “Por meio de Mário de Andrade, Jesuíno é redescoberto e, falar disso, é falar de Itu. Para nós ituanos é uma honra participar dessa exposição”, comentou o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

A exposição, que segue até o dia 30 de junho de 2022, conta com 27 obras, sendo 23 de acervos ituanos. A contribuição da cidade ocorre por meio das obras das Igrejas ituanas de Nossa Senhora do Carmo, Matriz Nossa Senhora Candelária, Nossa Senhora do Patrocínio e Bom Jesus. Algumas delas jamais haviam saído de onde estavam há centenas de anos, assim como várias não podiam ser vistas pelo público devido sua localização. “Essa exposição conecta São Paulo à cidade de Itu”, destacou Sérgio Sá Leitão, secretário de estado de Cultura e Economia Criativa.

Também estiveram presentes na abertura da exposição a secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres, a secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, Maitê Velho, o diretor municipal de Patrimônio Histórico de Itu e um dos curadores da exposição, Emerson Castilho, Emanoel Araújo, diretor executivo e curatorial do Museu Afro-Brasil, secretário municipais da Prefeitura de Itu e demais autoridades.

A exposição de Jesuíno no Museu Afro-Brasil está integrada à mostra “Arqueologia amorosa de São Paulo”, que aborda a biografia e trajetória intelectual do escritor, romancista, musicólogo e historiador da arte, Mário de Andrade, um dos artífices icônicos da Semana de Arte Moderna de 1922 e, que tem como objetivo, homenagear a vida e obra de Mário, ícone dos estudos da arte e cultura brasileira e do advento do movimento da preservação do Patrimônios Culturais no Brasil, além de ter atuado na criação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

“Esta exposição é resultado do trabalho árduo da diretoria de patrimônio histórico junto às universidades. Os projetos objetivam a descoberta e a valorização do grandioso potencial do nosso capital cultural e histórico perante ao Estado de São Paulo. Hoje o padre Jesuíno do Monte Carmelo foi apresentado à maior metrópole da América do Sul, reconhecido como um dos maiores precursores do barroco paulista”, comentou Maitê Velho, secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.

Além das obras artísticas das Igrejas ituanas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Candelária, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, também integram a exposição as obras do Museu de Música e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo, da coleção particular de José Eduardo Jardim e do renomado artista Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro-Brasil. A curadoria da Exposição “Jesuíno do Monte Carmelo sob os olhos de Mario de Andrade” é do Dr. Emerson Ribeiro Castilho, Diretor de Patrimônio Histórico de Itu e da Dra. Maria Silvia Ianni Barsalini.

Serviço:
O Museu Afro Brasil fica no Parque Ibirapuera, portão 10, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. A exposição segue de 25 de janeiro a 30 de junho de 2022, de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.