HomeGestões AnterioresMoradores da favela do Novo Itu mudam para os apartamentos dos Alpes I e II

Moradores da favela do Novo Itu mudam para os apartamentos dos Alpes I e II

Prefeitura extingue favela que existia há 36 anos e também realiza transferências de moradores do Canguiri, Chácaras Bar e Cachoeirinha

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realizou nesta semana, entre segunda e terça-feira (28 e 29/03), a transferência das famílias que  moravam na favela conhecida como Isac Shapiro, localizada no Novo Itu. Também foram transferidos os moradores das favelas do Canguiri, Chácaras Bar e Cachoeirinha. Eles agora estão no Conjunto Habitacional Alpes I e II, na Avenida Lauro de Souza Lima, Vila Martins.

Na favela do Novo Itu, que existia há 36 anos, moravam 64 famílias. Já nas demais áreas outras 20 famílias também realizaram o sonho da casa própria. A ação contou com o apoio da CPFL e da Águas de Itu, providenciando o corte no fornecimento de energia elétrica e de água assim que os moradores deixaram as moradias que foram demolidas, evitando-se nova ocupação do local.

O processo de desfavelamento, em especial do Novo Itu, é um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Antonio Tuíze, parte integrante de seu plano de governo.

Os tramites para construção do Conjunto Habitacional Alpes I e II começaram em 2013 e contaram com empenho efetivo desta administração municipal, desde o processo de aprovação para o início das obras junto à Caixa Econômica Federal. São ao todo 600 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, cuja entrega aconteceu no dia 03 de fevereiro e contou com a participação dos contemplados e seus familiares.

As unidades contam com hall de entrada, dois quartos, área de serviço, banheiro, sala, cozinha, uma vaga de garagem, além de área de recreação com quadra e salão de festas.

Os apartamentos foram entregues com pia de alumínio na cozinha, vaso sanitário, pia no banheiro, espelhos nas tomadas, interfone, esquadrias em alumínio, piso em todo apartamento, cabines para guardar dois botijões de gás, além de água e luz individual. O valor pago pela prestação é de 5% da renda familiar, podendo variar entre zero (para famílias sem renda) e até R$ 80,00 por mês.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu