20/04/2024
HomeGestões AnterioresModelo de resíduos sólidos de Itu recebe elogios de autoridades mundiais durante a COP 21

Anne Hidalgo - Paris

Anne Hidalgo – Paris

Experiência dos ituanos foi apresentada pelo prefeito Tuíze em Paris durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O modelo de gestão de resíduos sólidos de Itu foi exibido na França durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, realizada em Paris. Representantes de diversas cidades do mundo acompanharam a apresentação feita na última quinta-feira (03/12) pelo prefeito Antonio Tuíze e aprovaram a política de sustentabilidade implantada pelos ituanos.

“A experiência implantada na cidade, por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), está alinhada com outras iniciativas mundiais bem sucedidas, comprovando que estamos no caminho certo e podemos servir de exemplo para outros países preocupados com questões relacionadas às mudanças no clima”, disse o prefeito de Itu.

Após a palestra, Tuíze participou de um encontro com prefeitos de capitais mundiais e recebeu elogios da prefeita de Sidney (Australia), Clover Moore, conhecida por seu engajamento ambiental. A prefeita parisiense Anne Hidalgo, anfitriã da COP 21, mostrou-se entusiasmada com o modelo aplicado pelos ituanos e parabenizou Tuíze pela iniciativa.

Somente quatro cidades brasileiras foram selecionadas nos 100 projetos escolhidos para a conferência. Além de Itu, as demais cidades brasileiras escolhidas são capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Itu participa do evento por meio do Iclei (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), responsável por todas as despesas de viagem e apresentação de seus palestrantes.

(07/12/2015)