Widget Image
Secretarias
27/03/2024
HomeGestões AnterioresMobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros neste sábado

Mobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros neste sábado

Ação integra atividades do Mês do Consumo Sustentável

Desde a última segunda-feira (02/10), membros da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) e da equipe “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, estão realizando um trabalho de mobilização e conscientização sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva.

Amanhã completam dez bairros visitados nesta atividade que integra a 4ª edição do “Mês do Consumo Sustentável”, promovido pela Prefeitura de Itu e que é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Comarei, a Abhipec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins).

Nos bairros visitados pelas equipes os moradores são abordados e recebem informações, folhetos e imãs de geladeira que informam o dia em que a coleta passa naquele bairro.

O morador do Bairro Parque América Inácio Marques já separa os reciclados, mas elogia a ação: “sempre separo porque gosto de contribuir com o meio ambiente. Lixo no lugar do lixo e reciclado no lugar do reciclado”, conclui.

Já a moradora Aparecida Tavares da Fonseca confessa: “não separava, mas a equipe me convenceu e a partir de hoje vou fazer a separação do meu reciclado”.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Patricia Otero, “de todo o resíduo domestico produzido na cidade de Itu, 11% é separado e destinado para a reciclagem. Um número excelente para os padrões brasileiros, mas nossa meta e avançar cada vez mais e um trabalho como este incentiva quem não faz e reforça a ação de quem já faz sua separação”, afirma.

O trabalho de mobilização feito pelos cooperados devidamente uniformizados segue  até a próxima semana. Confira abaixo, os dias e os bairros que receberão a mobilização e conscientização sobre a importância da separação dos materiais recicláveis:
 

·        Segunda-feira 13/10 – Vila Ianni e Vila Bandeirantes;

·        Terça-feira 14/10 – Parque Nossa Sra. Aparecida, Mayard e Nossa Sra. Candelária;

·        Quarta-feira 15/10 – Jardim Aeroporto;

·        Quinta-feira 16/10 – Parque Industrial e Parque das Indústrias;

·        Sexta-feira 17/10 – São Luiz e Jardim Rosinha;

·        Sábado 18/10 – Residencial Itaim, Residencial Itaim I e II.

 

Esta ação termina no próximo sábado (18/10), mas a  campanha “Mês do Consumo Sustentável” termina apenas no dia 31 de outubro e até lá diversas oficinas e palestras abordando o tema levarão o consumidor a refletir seu consumo de produtos e serviços considerando o ciclo de produção: consumo de recursos naturais, extração, fabricação e descarte.

Uma das ações que fazem parte da campanha “Mês do Consumo Sustentável” é a coleta de produtos eletroeletrônicos usados ou quebrados que terão descarte correto e serão destinados a cadeia da reciclagem. Para isto, a Prefeitura de Itu está disponibilizando vários pontos de coleta:


·        Paço Municipal – Avenida Itu 400 Anos, nº 11 – Bairro Itu Novo Centro;

·        Bosque Alceu Geribello – Rua Niterói, nº 133 – Bairro Brasil;

·        EcoPonto São Judas – Rua Antônio de Almeida Sampaio, s/nº, bairro São Judas;

·        Centro Administrativo Regional (CAM) do Pirapitingui – Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, nº 14 – Bairro Cidade Nova.

Para mais informações acesse o site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: www.itu.sp.gov.br/meioambiente

 


Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu