27/03/2024
HomeGestões AnterioresMobilização sobre importância da coleta seletiva atinge dez bairros neste sábado

Ação integra atividades do Mês do Consumo Sustentável

Desde a última segunda-feira (02/10), membros da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) e da equipe “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, estão realizando um trabalho de mobilização e conscientização sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva.

Amanhã completam dez bairros visitados nesta atividade que integra a 4ª edição do “Mês do Consumo Sustentável”, promovido pela Prefeitura de Itu e que é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Comarei, a Abhipec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins).

Nos bairros visitados pelas equipes os moradores são abordados e recebem informações, folhetos e imãs de geladeira que informam o dia em que a coleta passa naquele bairro.

O morador do Bairro Parque América Inácio Marques já separa os reciclados, mas elogia a ação: “sempre separo porque gosto de contribuir com o meio ambiente. Lixo no lugar do lixo e reciclado no lugar do reciclado”, conclui.

Já a moradora Aparecida Tavares da Fonseca confessa: “não separava, mas a equipe me convenceu e a partir de hoje vou fazer a separação do meu reciclado”.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Patricia Otero, “de todo o resíduo domestico produzido na cidade de Itu, 11% é separado e destinado para a reciclagem. Um número excelente para os padrões brasileiros, mas nossa meta e avançar cada vez mais e um trabalho como este incentiva quem não faz e reforça a ação de quem já faz sua separação”, afirma.

O trabalho de mobilização feito pelos cooperados devidamente uniformizados segue  até a próxima semana. Confira abaixo, os dias e os bairros que receberão a mobilização e conscientização sobre a importância da separação dos materiais recicláveis:

·        Segunda-feira 13/10 – Vila Ianni e Vila Bandeirantes;

·        Terça-feira 14/10 – Parque Nossa Sra. Aparecida, Mayard e Nossa Sra. Candelária;

·        Quarta-feira 15/10 – Jardim Aeroporto;

·        Quinta-feira 16/10 – Parque Industrial e Parque das Indústrias;

·        Sexta-feira 17/10 – São Luiz e Jardim Rosinha;

·        Sábado 18/10 – Residencial Itaim, Residencial Itaim I e II.

Esta ação termina no próximo sábado (18/10), mas a  campanha “Mês do Consumo Sustentável” termina apenas no dia 31 de outubro e até lá diversas oficinas e palestras abordando o tema levarão o consumidor a refletir seu consumo de produtos e serviços considerando o ciclo de produção: consumo de recursos naturais, extração, fabricação e descarte.

Uma das ações que fazem parte da campanha “Mês do Consumo Sustentável” é a coleta de produtos eletroeletrônicos usados ou quebrados que terão descarte correto e serão destinados a cadeia da reciclagem. Para isto, a Prefeitura de Itu está disponibilizando vários pontos de coleta:

·        Paço Municipal – Avenida Itu 400 Anos, nº 11 – Bairro Itu Novo Centro;

·        Bosque Alceu Geribello – Rua Niterói, nº 133 – Bairro Brasil;

·        EcoPonto São Judas – Rua Antônio de Almeida Sampaio, s/nº, bairro São Judas;

·        Centro Administrativo Regional (CAM) do Pirapitingui – Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, nº 14 – Bairro Cidade Nova.

Para mais informações acesse o site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: www.itu.sp.gov.br/meioambiente

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu