20/04/2024
HomeGestões AnterioresMiriam Benayoun e Dr. Safi recebem a Medalha Domingos Fernandes

Miriam Benayoun e Dr. Safi recebem a Medalha Domingos Fernandes

A quarta edição da Condecoração da Medalha Domingos Fernandes foi realizada na noite do último sábado (02/02) no auditório do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Itu e Região). As personalidades homenageadas neste ano foram a presidente da Assatemec (Associação dos Amigos do Teatro e Escola de Música “Eleazar de Carvalho”), Miriam Benayoun, e o médico José Carlos Safi.

A Medalha Domingos Fernandes é conferida pela Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), Câmara Municipal e Prefeitura. Foi instituída por uma lei municipal de junho de 2009 e destina-se a homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao município de Itu. A escolha do homenageado é anual, por meio de lista apresentada pela Saci ao Executivo Municipal, que indica quem será o condecorado.

A solenidade contou com a participação do prefeito Antonio Tuíze, do ex-prefeito Herculano Passos, da deputada estadual Rita Passos, do presidente da Câmara, vereador Josimar Ribeiro, dos vereadores Eduardo Ortiz, Olavo Volpato e Zelito do Quiosque, além do presidente da Saci, Alberto Pacheco Fay.

Miriam Benayoun

A escolha de Miriam Benayoun se deve ao fato de ela ter sido uma das fundadoras da Assatemec. Entre as principais conquistas da entidade, destaque para a construção do teatro localizado no bairro Brasil, juntamente com a Escola de Formação Musical Erudita gratuita para jovens de famílias de baixa renda.

O saldo destas conquistas foi a criação da OFI (Orquestra Filarmônica de Itu), a Orquestra Preparatória e os Grupos de Música de Câmara. Com isso, a Assatemec colocou, de 2011 até agora, 15 de seus alunos nos departamentos de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da USP (Universidade de São Paulo).

A Assatemec enviou três alunos para uma turnê de 28 dias pela China, integrando a YOA (Young Orchestra of the Américas), a maior orquestra jovem do mundo, sob a direção musical de Plácido Domingo, e dois alunos para a Máster Classes, em Veneza (Itália), sob a direção da maestrina Elizabetha Maschio. Tudo isso, juntamente com a difícil administração da entidade com poucos recursos financeiros.

José Carlos Safi

O também condecorado José Carlos Safi é medico e mora em Itu há 25 anos. Foi coordenador e diarista da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de adultos da Santa Casa de Itu por 10 anos e, nesta ocasião, criou o Núcleo de Humanização da UTI, semente do Grupo Voluntário de Humanização Hospitalar, que criou e coordenou por muitos anos e que já existe há 14 anos.

Safi é integrante da Saci e, atualmente, exerce a presidência da Associação Cultural Vozes de Itu.

DA
Foto: Jorge de Souza/AI Prefeitura de Itu