HomeSaúdeMinistério da Saúde cancela Dia D da vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde cancela Dia D da vacinação contra a gripe

Imagem mostra uma enfermeira aplicando a vacina no braço de um munícipe. A vacinação prossegue mais uma semana em Itu.

Independente das alterações, a Secretaria Municipal de Saúde de Itu comunica que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) segue normalmente em todas as 16 UBS

Por meio do Ofício Circular nº 86/2020/SVS/MS e Anexo do Programa Nacional de Imunizações, o Ministério da Saúde comunicou aos municípios brasileiros o cancelamento do Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza. No mesmo ofício, o governo federal divulgou nova alteração no cronograma da 3ª etapa, que seguirá da seguinte forma:

De 11 à 17/05: crianças de 6 meses a < 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.
De 18 à 05/06: professores, adultos de 55 a 59 anos.

A Coordenação Geral do PNI (Programa Nacional de Imunizações) salienta que a cobertura vacinal em crianças e gestantes têm se ficado abaixo da meta de 90% nos últimos anos, o que requer esforços maiores para a vacinação, demandando a adoção de estratégias diferenciadas para o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais por grupo prioritário.
No entanto, diante do cenário atual da Covid-19, é importante manter as estratégias para evitar aglomeração de pessoas.

Vacinação em Itu
Independente das alterações referentes ao Dia D e à terceira etapa da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Itu comunica que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) segue normalmente em todas as 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 7h às 16h. O sistema de drive thru, utilizado para abranger os grupos especiais, não será mais realizado.

Atenção para os grupos contemplados nessa fase da vacinação: pessoas com 60 anos de idade ou mais, profissionais da Saúde das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento.

Quem fizer parte dos grupos contemplados e ainda não se vacinou deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e, se possível, apresentar a Carteirinha de Vacinação para conferência e para agilizar o atendimento.