24/03/2024
HomeMeio AmbienteMeio ambiente adquire máquina para “espaço árvore” em calçadas

Meio ambiente adquire máquina para “espaço árvore” em calçadas

Imagem mostra o um equipamento para corte de pavimentos, para o "espaço árvore"
A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, adquiriu um equipamento para corte de pavimentos, tendo como objetivo adequar ou criar espaços para árvores nas calçadas. A princípio, a máquina será utilizada pela equipe nas calçadas de prédios públicos. Em um segundo momento, o serviço se estenderá para outros pontos da cidade.A iniciativa pretende criar “jardins de chuva” ou “espaço árvores” para o pleno desenvolvimento da arborização urbana. As árvores com caules concretados tem mais chances de prejudicar o pavimento e podem não ter um pleno desenvolvimento.
Além disso, também será observada a escolha de espécies adequadas. Neste sentido, a secretaria realiza um levantamento arbóreo de forma contínua que busca identificar as espécies, a necessidade de melhorar a abertura dos canteiros e a saúde das árvores. Esse levantamento já foi concluído em seis bairros e deve proseguir em outras localidades.Os servidores que irão executar esse trabalho realizarão treinamento, garantindo o uso correto do equipamento e melhor resultado na operação do mesmo. A Husqvarna LF 400 LV foi adquirida com recursos do fundo municipal de meio ambiente.