Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomeGestões AnterioresLançamento de livro marca encerramento da programação cultural dos 405 anos de Itu

Lançamento de livro marca encerramento da programação cultural dos 405 anos de Itu

Com apoio da Prefeitura de Itu, a União Negra Ituana, em parceria com o escritor Ademir Barros dos Santos, realiza, nesta sexta-feira, dia 27, às 19h, o lançamento da obra “África: nossa história, nossa gente”. O evento, que faz parte das comemorações dos 405 anos de Itu, será realizado no Museu da Energia e contará com jogo de capoeira, uma Roda de Conversa com o tema “Autoestima negra x bullying” e sessão de autógrafos.

O livro, editado pela Mirarte, é resultado de um projeto selecionado no concurso Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares, que teve 238 projetos concorrentes de todo o Brasil. O objetivo do concurso da Palmares foi apoiar ações inovadoras para valorização a cultura afro-brasileira. Os recursos foram provenientes do orçamento da Fundação e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, ambas vinculadas ao Ministério da Cultura.

A obra de Ademir, um pesquisador da África e das africanidades herdadas por seus filhos, tem 272 páginas e está organizada em três partes: a primeira trata da África como o continente-berço da humanidade. Na segunda parte é analisada a diáspora imposta à população africana, retirada à força de seu continente e degradada à condição de escrava. E a terceira parte volta-se ao estudo da evolução da negritude no Brasil e as diversas formas de resistência ao processo escravista.

A Roda de Conversa será um diálogo com a comunidade, no qual o autor exercerá o papel de mediador e terá a participação da Secretária de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz, e também de Durce Gonçalves Sanches (Supervisora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos – EJA), Alessandro José de Oliveira (Sociólogo) e Rosália Maria Rodrigues de Campos (presidente da UNEI). De cada evento, pretende-se extrair uma pauta de ações concretas a serem adotadas. Ao final, a obra será comercializada a R$ 10.

O Museu da Energia fica na Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP.

Sobre o autor

Radicado em Sorocaba, Ademir pesquisa e ensina sobre história e cultura de matriz africana no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Universidade de Sorocaba (Uniso), bem como em outras instituições de ensino; faz intervenções eventuais em cursos de Direito e em matérias específicas de Filosofia e Teologia para discussões sobre preconceito, racismo e discriminação, além de apresentação do pensamento teológico de matriz africana.

Fotos: divulgação