15/04/2024
HomeGestões AnterioresJustiça prorroga funcionamento do Pronto Atendimento no Hospital São Camilo

Justiça prorroga funcionamento do Pronto Atendimento no Hospital São Camilo

Por meio de decisão judicial, atendendo a um pedido da Prefeitura de Itu, o serviço de Pronto Atendimento no Hospital São Camilo, oferecido através de convênio entre ambos, será mantido até o próximo dia 31 de julho. Esse prazo é o suficiente para que a Prefeitura conclua as obras e coloque em funcionamento o Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado no Parque Industrial.

A Prefeitura de Itu oferece à população outros dois PAMs, em funcionamento nos bairros Vila Martins e Padre Bento, e está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Nossa Senhora da Aparecida. A construção de mais um PAM e de uma UPA faz parte da proposta adotada desde o início da atual administração, que visa ampliar e melhorar a qualidade da rede municipal de saúde nas áreas de atenção básica, de especialidades e de urgência e emergência.

Essa liminar não interfere no serviço de Pronto Socorro, que continuará a cargo do Hospital São Camilo. O Pronto Socorro atende ocorrências que envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente como, por exemplo, vítimas de acidentes automobilísticos, sangramentos intensos, paradas cardiorrespiratórias, infartos, entre outros casos.

Já o Pronto Atendimento trata-se de uma unidade destinada a atender ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente, ou seja, atende casos de dores abdominais, cólicas renais, dores de cabeça, vômitos, diarreias, crise de hipertensão e situações de baixa e média complexidade. Esse serviço também realiza procedimentos como suturas, curativos, injeção e inalação.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(11/03/2016)