Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeSaúdeJulho Amarelo visa conscientizar sobre prevenção das hepatites virais

Julho Amarelo visa conscientizar sobre prevenção das hepatites virais

Neste mês, o Ministério da Saúde promove o Julho Amarelo, período considerado como de luta e prevenção das hepatites virais. Em Itu, quem quiser se submeter ao teste rápido para detecção de hepatites B e C, que é gratuito e sigiloso, pode se dirigir ao Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, sem necessidade de encaminhamento médico.

O objetivo da campanha Julho Amarelo é conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais B e C. A iniciativa enfatiza a importância do teste rápido para as hepatites B e C, e também das orientações e aconselhamentos por meio dos profissionais da saúde.

A hepatite B, cujo vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno, é considerada uma infecção sexualmente transmissível. O vírus da hepatite C também está presente no sangue. Em ambos os casos, geralmente não apresenta sintomas e as pessoas que tiveram exposição a esse vírus devem se submeter ao teste.

O vírus da hepatite C só foi isolado em 1989 e, portanto, recomenda-se que pessoas que tenham recebido sangue, passado por cirurgia de grande porte, feito tratamento dentário ou tatuagem antes dessa data façam o teste rápido.

O AMI está localizado na Rua Piauí, 302, Bairro Brasil, e durante todo o ano realiza o teste rápido para detecção de hepatites B e C.